PT Cidades de hoje apresenta gestão do PT em Pavão (MG)

Ideli Salvatti entrevista, no programa transmitido pela TvPT no Youtube, às 19h, Jane Carla Pereira da Rocha, que está em seu primeiro mandato como prefeita

Nesta terça-feira, 5, às 19h, a TvPT pelo Youtube vai exibir no PT Cidades a entrevista da prefeita de Pavão, em Minas Gerais, Jane Carla Pereira Rocha. Jane está em seu primeiro mandato, mas o Partido dos Trabalhadores já administrou o município em três mandatos e foi vice em outros três.

Apresentado por Ideli Salvatti, ex-senadora e ex-ministra no governo Dilma Rousseff, o PT Cidades traz inovações e políticas públicas implementadas por gestores do PT em cidades que administram, o chamado jeito petista de governar.

Por conta da Covid-19 que o mundo enfrenta, serão apresentadas ações da administração municipal mineira no combate à pandemia, melhorias no sistema de saúde pública, medidas de aquecimento da economia e de assistência aos trabalhadores urbanos e rurais, por exemplo.

Pavão é um município com cerca de 8,5 mil habitantes, segundo estimativas do IBGE para 2021, está localizado a 543 km da capital Belo Horizonte e tem sua economia baseada na pecuária de leite e de corte e no desenvolvimento da agricultura familiar. Com 601 km² de extensão, foi um distrito de Teófilo Otoni.

A cidade enfrenta nesta época do ano situação de emergência por conta de queimadas, seca e falta d’água, problemas que têm sido recorrentes nos últimos anos e agravado em 2021 por conta da estiagem e pela ausência de políticas públicas por parte do governo de Jair Bolsonaro.

Nome da cidade

Durante caça para alimentação, os primeiros habitantes mataram uma ave parecida com pavão às margens do córrego do vilarejo que, por esse motivo, recebeu o nome de Córrego do Pavão, dando, assim, origem ao nome do município. Entre seus moradores ilustres, destaque para Durval Barbosa, poeta popular, mobilizador social, fundador do PT e autor do livro de poesias “Cantos de Comunhão” aos 100 anos de idade.

PT Cidades

O programa PT Cidades faz parte das ações do Conselho Político da SNAI (Secretaria Nacional de Assuntos Institucionais) e visa fortalecer a atuação do Partido dos Trabalhadores. Acompanhe as transmissões da Rádio PT e da TvPT pelo Youtube. É a sua interação que faz do PT o partido mais influente nas redes sociais. Siga e compartilhe!

Casa13

Acompanhe na Casa13 o legado dos governos Lula e Dilma nos 5.570 municípios brasileiros.

Veja a seguir o levantamento desse legado no município de Pavão:

Bolsa Família: 1,1 mil famílias atendidas (2016)
BPC: 174 idosos e 142 pessoas com deficiência (2016)
Geração de emprego: 99 postos de trabalho formal criados no município (2003 a 2016)
Minha Casa Minha Vida: 23 unidades habitacionais contratadas (até 2016)
Sisu: 163 inscrições (2015)
Enem: 216 estudantes inscritos (2015)
Mais Educação: 2 escolas participaram do programa de ensino em tempo integral (2015)
Alimentação Escolar: 8 escolas participaram do programa, que garante no mínimo a compra de 30% dos alimentos da agricultura familiar
Caminho da Escola: 4 ônibus escolares entregues
Saúde Não Tem Preço: 2,2 mil pessoas beneficiadas com medicamentos gratuitos para hipertensão, diabetes e asma
Farmácia Popular: 2 farmácias instaladas no município (até 2016)