PT recria Núcleo de Parlamentares Negras e Negros

Retomada do Núcleo vai ampliar o debate sobre a questão racial interna e externamente, afirma Martvs das Chagas, secretário nacional de Combate ao Racismo

Parlamentares negras e negros do Partido dos Trabalhadores - Foto: Divulgação

Uma ação conjunta da Liderança do PT na Câmara dos Deputados e da Secretaria Nacional de Combate ao Racismo recriou o Núcleo de Parlamentares Negras e Negros do partido.

Em atividade realizada ontem em Brasília, em alusão ao dia internacional contra a discriminação racial, a bancada negra petista se comprometeu a retomar as ações do Núcleo objetivando ampliar o diálogo no Congresso Nacional, com o movimento social e com as instâncias internas do PT.

O secretário Nacional de Combate ao Racismo, Martvs das Chagas, assinalou a importância da retomada do Núcleo como uma oportunidade de ampliar o debate sobre a questão racial para dentro e fora do partido.

Presente na reunião a convite do PT, a ex-vice-presidente da Costa Rica e presidente do fórum permanente para afrodescendentes da Organização das Nações Unidas, Epsy Campbell, chamou a atenção para a importância do Brasil no debate sobre igualdade racial e equidade em todo o mundo. Informou também sobre a construção do encontro de parlamentares negros e negras da América Latina que deverá ocorrer ainda este ano.

A deputada Benedita da Silva falou em nome da bancada negra apontando a necessidade do acompanhamento das proposições legislativas em curso no parlamento brasileiro que podem afetar negativamente a vida das pessoas negras.

O Núcleo estará diretamente envolvido na mobilização para o Encontro Nacional de Parlamentares Negras e Negros que acontecerá em Brasília no dia 12 de abril próximo.

Secretaria Nacional de Combate ao Racismo/PT