Recife: Marília tem programa para gerar emprego e combater pobreza

“Recife Cidade Inteligente” é a proposta da campanha do PT para retomar a economia e diminuir o desemprego que aflige a capital pernambucana

Divulgação/Twitter

Marília Arraes durante visita à periferia de Recife

O Recife é uma das cidades do Brasil que mais sofrem com o desemprego. De acordo com dados do PNAD Contínua, feito pelo IBGE no terceiro semestre de 2019, o Recife está no topo da lista das capitais brasileiras com o maior número de desempregados.

Cerca de 17,4% da população (147 mil pessoas) economicamente ativa está desempregada. Já a taxa de informalidade chega a 44% da população.

Marília Arraes, candidata a prefeita de Recife pelo PT, lançou o “Recife Cidade Inteligente”, que é um programa de gestão com foco na retomada da economia e combate à pobreza na capital pernambucana. ‘Recife Cidade Inteligente’ é também o nome da coligação formada pelos partidos PT, PSOL, PTC e PMB.

Um dos projetos do Recife Cidade Inteligente é apoiar o pequeno comerciante que atua dentro das comunidades para, além de fortalecer a economia, movimentar a geração de emprego dentre a população de baixa renda.

“Através de parcerias com instituições e universidades vamos criar um amplo programa de estímulo a formalização de Microempreendedores Individuais (MEI) dos mais diferentes ramos de atividades”, afirma Marília.

Marília pretende investir no apoio à economia popular, que já teve resultados positivos no passado recente.

“Vamos criar programas para apoiar a economia popular, que recebeu muitos investimentos durante a gestão do ex-prefeito João Paulo. Um exemplo é a criação de um fundo que receberá cerca de R$ 50 milhões por ano para ser usado para a concessão de microcrédito. Esse número é cerca de 1% da receita corrente líquida do município. Vamos tratar essa questão com prioridade.

Ela informa que participou recentemente de uma reunião no SEBRAE e que há a disposição do órgão de apoiar tecnicamente as ideias apresentadas pela campanha, tanto no encaminhamento como na discussão da solução de cada negócio”.

Desburocratização

Ainda segundo a campanha, o “Recife Cidade Inteligente” também tem o compromisso de desburocratizar a abertura de micro e pequenas empresas através de ferramentas digitais.

No Dia do Empreendededor, comemorado em 5 de outubro último, Marília Arraes falou sobre o assunto no seu Twitter oficial.

“A gente sabe que no Brasil o crescimento do número de “empreendedores” é só um reflexo do aumento do desemprego e da precarização das relações trabalhistas. Como se não bastasse, abrir um MEI é um processo absurdamente burocrático e confuso. Por isso, eu quero simplificar a legalização dos negócios informais, fortalecer a capacidade de gestão dos empreendedores e criar o Espaço do Empreendedorismo e o Credi Recife. Tudo isso dentro de um programa chamado Empreende Recife, que faz parte do nosso Recife Cidade Inteligente e vai dar o apoio que tá faltando nesse 5 de outubro”, escreveu.

Da Redação com assessoria da campanha

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast