Rui Falcão: Esperança nos conduz e pode nos levar à vitória

Em discurso durante a abertura do 6º Congresso Nacional do PT, presidente do partido agradeceu militância. Ele encerra seu mandato em 3 de junho

Lula Marques/Agência PT
6º Congresso Nacional do PT

Rui Falcão fez um discurso em agradecimento à militância

O presidente nacional do PT, Rui Falcão, agradeceu a militância em seu discurso de abertura do“6º Congresso Nacional do PT – Marisa Leticia Lula da Silva”.

Falcão, que encerra seu mandato neste sábado (3), citou o presidente sul-africano Nelson Mandela para reafirmar a necessidade de esperança neste momento.

“Disse Mandela: ‘A esperança é uma arma poderosa, e nenhum poder do mundo pode tirá-la de nós’. Digo eu: é ela que nos anima, nos entusiasma, nos conduz à luta e pode nos levar à vitória!”

Falcão saudou companheiros e companheiras da Comissão Executiva Nacional e do Diretório Nacional do PT que “cumpriram tarefas no período mais difícil que o PT enfrentou desde a sua fundação”. Ele também lembrou das funcionárias e funcionários do partido.

Falcão prestou solidariedade aos companheiros José Dirceu e João Vaccari Neto. “Solidariedade aos nossos companheiros que estão sendo perseguidos e condenados injustamente, João Vacari e José Dirceu, heróis do povo brasileiro”, afirmou.

Diretas Já

Falcão lembrou que o Brasil vive momentos de exceção, com um golpe continuado, a perseguição do Judiciário à políticos de esquerda e a mutilação da Constituição.

“A emenda 95 congela por 20 anos os investimentos em programas sociais, investimentos em saúde, saneamento, moradia, e condena o país a uma condição subalterna. É preciso nos voltarmos contra os mecanismos de exceção que mutilam a Constituição”, disse ele.

“Nós vamos debater neste Congresso qual a nossa estratégia para responder a esta conjuntura”, afirmou.

Rui Falcão: Não aceitamos que a solução da elite venha nova vez por cima

Para ele, é necessário construir hegemonia na sociedade e desenvolver uma estratégia para retornar ao governo com apoio da sociedade, abandonando a prisão do governo de coalizão.

Falcão frisou a importância de eleições diretas, e afirmou que o PT tem que sair deste Congresso com a definição de não apoiar o colégio eleitoral, as eleições indiretas, em nenhuma situação.

“Faço a defesa não só das Diretas Já, mas do compromisso de que nenhum petista vá ao colégio eleitoral”, disse. “Não aceitamos que a solução da elite venha nova vez por cima. Este governo tem que sair do voto popular porque o povo é soberano.”

Lula

Para Falcão, este Congresso do PT deve impedir que o presidente Lula seja interditado. “Ele está no coração do povo e lidera nas pesquisas”, disse.

Falcão destacou que a candidatura de Lula deve ser respaldada por um programa. Em primeiro lugar, é necessário remover o que o governo golpista está deixando para o país.

Além disso, é necessário criar um ciclo de reformas estruturais, com a democratização da mídia oligopolizada, a reforma agrária e a reforma tributária. Além disso, a eleição de Lula, segundo ele, abre caminho para a convocação de uma Assembleia Constituinte.

Da Redação da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast