Senador Rogério Carvalho (SE) é o novo líder do PT no Senado

Alessandro Dantas

Senador Rogério Carvalho

O senador Rogério Carvalho (SE) foi escolhido o novo líder da bancada do PT no Senado. Ele foi escolhido pelos colegas para liderar o partido durante o ano legislativo de 2020. “Para mim é uma honra liderar uma bancada tão qualificada e liderar o meu partido no Senado da República”, disse o líder.

A reforma tributária e a PEC da Emergência Fiscal são duas pautas que, na avaliação de Rogério Carvalho, precisarão de uma atenção maior da bancada de Oposição para o ano, já que dão sequência à política de retirada de direitos e ampliação da desigualdade praticada pelo atual governo.

“São medidas que pretendem retirar direitos e aumentar a conta para os mais pobres. Podem ter certeza que o PT e nossa bancada estará ao lado dos mais pobres e daqueles que desejam um Brasil mais justo e para todos”, destacou.

Em seu primeiro ano como senador, Rogério Carvalho foi crítico do conjunto de medidas adotadas pelo governo Bolsonaro que atentaram contra a vida dos brasileiros. Ele também teceu duras críticas ao projeto neoliberal do atual governo que tem promovido a ampliação da desigualdade social no Brasil.

Biografia

Rogério Carvalho Santos teve 300.247 votos – 16,42% – nas eleições de 2018 e garantiu uma das vagas do estado de Sergipe para o Senado Federal pelo Partido dos Trabalhadores, assumindo o mandato entre fevereiro de 2019 e janeiro de 2027.

Ele é médico e foi secretário de Saúde de Aracaju, onde criou o Samu que é referência e surgiu na capital sergipana. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência serviu de exemplo para o restante do País e foi implantado no primeiro ano do governo Lula. Rogério ainda foi secretário de Saúde do seu Estado.

Em 2006, elegeu-se deputado estadual e, de 2011 a 2014, deputado federal. Foi relator do programa “Mais Médicos”, responsável por atender mais de 60 milhões de brasileiros e brasileiras.

Começou sua atuação política no movimento estudantil, enquanto cursava Medicina na Universidade Federal de Sergipe. Depois, cursou doutorado na Unicamp.

Por PT no Senado