Solidariedade e Fora Bolsonaro marcam Grito dos Excluídos 2020

Movimentos e organizações sociais mobilizam-se em todo o Brasil por direitos e “Fora Bolsonaro” – Fotos: Comunicação dos Grito dos Excluídos Pará. A maioria dos atos – virtuais ou não – da 26ª edição da manifestação acontece nesta segunda (7)

Grito do Excluídos

Sob o lema “Basta de miséria, preconceito e repressão! Queremos trabalho, terra, teto e participação!”, o Grito dos Excluídos realizará sua 26ª edição em atos neste domingo (6) e segunda-feira (7). Em meio à crise econômica e pandêmica causada pelo novo coronavírus, movimentos e organizações populares se unem em atividades presenciais e online, em todo o país, para reafirmar a luta por direitos humanos e sociais.

Além de ações de solidariedade, como a distribuição de marmitas e o plantio de árvores, a pauta “Fora, Bolsonaro” também está presente em atividades em diversas regiões do Brasil.

História

O Grito dos Excluídos surgiu em 1994, a partir do processo da 2º Semana Social Brasileira da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), e foi realizado pela primeira vez no ano seguinte, em 7 de setembro de 1995, em 170 localidades, com o lema “A vida em primeiro lugar”, como um contraponto ao Grito da Independência.

“Mais do que uma articulação, o Grito é um processo, uma manifestação popular carregada de simbolismo, que integra pessoas, grupos, entidades, igrejas e movimentos sociais comprometidos com as causas dos excluídos. Ele brota do chão, é ecumênico e vivido na prática das lutas populares por direitos”, consta em trecho de um documento histórico sobre a manifestação.

Atividades

Confira a lista de atividades que serão realizadas por data e localização:

Amazonas

06/09, Manaus: 16h, transmissão ao vivo com o tema: “Perspectiva Revolucionária da Economia de Francisco e Clara nos dias atuais”

Bahia

07/09, Salvador: 15h, transmissão ao vivo

Ceará

07/09, Fortaleza

06/09, Tianguá: 16h, transmissão ao vivo

Distrito Federal

07/09, Brasília: 9h, Ato no gramado em frente ao Teatro Nacional, na Esplanada dos Ministérios

Espírito Santo

06/09, Vitória: 19h, projeção Mapeada no Convento da Penha, transmissão ao vivo.

07/09, Vitória: 8h, celebração inter-religiosa, transmissão ao vivo.

Goiás

07/09, Goiânia: dia de manifestações, transmissão ao vivo, tema Queremos Trabalho, Terra, Teto e Democracia! Basta de Miséria, Preconceito e Repressão!, com a participação de Ermínia Maricato, João Pedro Stédile e Leonardo Boff

Maranhão

07/09, Brejo: 9h, ato na Diocese de Brejo, transmissão ao vivo ()

07/09, São Luís: Ação com a população em situação de rua no Mercado Central à noite

Mato Grosso

07/09, Cuiabá: 18h, celebração ecumênica na Paróquia Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, transmissão ao vivo.

Minas Gerais

07/09, Belo Horizonte: às 10h, qtos simbólicos em: Igreja São Francisco de Assis – Pampulha; Viaduto – Av. Antônio Carlos (próximo a PPL); Viaduto – Av. Antônio Carlos com Av. Abrahão Caram; Av. Amazonas (Mercado Central); Praça da Estação

Pará

07/09, Belém: 8h, concentração do Grito na Praça da República, em frente ao teatro, transmissão ao vivo pela rádio web Idade Mídia e página oficial do Grito de Belém

Paraná

07/09, Curitiba: 12h, missa presidida por Dom José Antonio Peruzzo, arcebispo de Curitiba, transmissão ao vivo

Pernambuco

07/09, Recife: 9h, ato público presencial no Parque Treze de Maio

Rio de Janeiro

7/9, Rio de Janeiro: 9h, ato público presencia, rua Uruguaiana com Av. Presidente Vargas, com falações, panfletagem, marcha até o Museu do Amanhã – Praça Mauá com mais falações, panfletagens e performances. Participação – FIST, PCO, Comitê Fora Bolsonaro – Zona Sul/Centro, Casanem, Sindisep-RJ, SindipetroRJ/FNP, PDNM, Bicuda do Bozó, entre outros.

Rio Grande do Norte

07/09, Mossoró: distribuição de cestas com alimentos e materiais de higiene, arrecadados durante a Campanha de Solidariedade, às pessoas em situação de vulnerabilidade social, entre elas imigrantes, com momentos de diálogos e encerramento com mística.

Rio Grande do Sul

07/09, São Leopoldo: 10h, ato simbólico com o plantio de 80 mudas de árvores, em memória às mais de 3,5 mil vidas perdidas na pandemia do coronavírus no Rio Grande do Sul. Transmissão ao vivo

07/09, Caxias do Sul: 18h, transmissão ao vivo

Rondônia

7/9, Porto Velho: amanhecer com casas com panos pretos e cartazes dos gritos; às 17h, ato presencial cultural no Centro Político Administrativo do Governo do Estado, com no máximo 25 pessoas, participação de representantes dos povos indígenas ameaçados nos territórios, que será transmitido ao vivo pela página da diocese.

Roraima

7/9, Boa Vista: 8h, ato presencial público, concentração do Grito na Praça do Centro Cívico.

São Paulo

07/09, ABC: 15h transmissão pelo zoom, Leitura de mensagem do Frei Betto; A história do Grito; Os excluídos pelo racismo; Os excluídos pelos despejos. Transmissão ao vivo

07/09, Alto Tietê: 9h, missa na catedral com a presença do bispo, do padre Dimas e outros para a reflexão do Grito dos Excluídos; Atividade do Grito, às 11h, transmissão ao vivo.

07/09, Aparecida: 9h, celebração da 33ª Romaria dos Trabalhadores/as e do 26º Grito dos/as Excluídos/as, presidida pelo bispo de Aparecida, Dom Orlando Brantes. Participação com banners e com a temática na celebração. A missa será transmitida pela TV Aparecida, Rádio Aparecida e Portal A 12.

07/09, Baixada Santista: 9h, atos nas 5 cidades, em espaços públicos, transmissão ao vivo.

07/09, Carapicuíba: 10h, saída do Parque da Aldeia com destino ao Parque Gabriel Chucre, Via Inocência Seráfico

06/09, Carapicuíba: 15h, “Os gritos do povo por terra, teto e trabalho”, com a participação de Salete Carollo, assentamento Tapes MST/RS, Darcy Costa, Coordenador MNPR, Soledad Pequena, assessora CEMIR, Arnaldo de Negri, Fórum da Sociedade Civil da Saúde e Seguridade Social e do Grito dos Excluídos Continental. Transmissão ao vivo.

07/09, Jundiaí: 9h, a Diocese de Jundiaí realiza o seu 10º Grito dos Excluídos, com uma celebração na Paróquia São José Parque Almerinda Chaves, com transmissão ao vivo.

07/09, Osaco: pela manhã, ato simbólico na Praça Helena Maria

07/09, São Paulo capital: 10h, ato sem caminhada na Praça Oswaldo Cruz, na Avenida Paulista, Fora, Bolsonaro! Queremos Trabalho, Terra, Teto e Pão!

Regional CNBB Nordeste 2 (AL, PE, PB, RN):

07/09, Grito dos Excluídos, das 9h às 12h, 9h – Boas vindas e Abertura com Diác. Jaime Bomfim – articulador do Setor de Pastoral Social CNBB/NE2); Mística com Zé Vicente; Plenária Os clamores do povo: gritos do Regional Nordeste 2 (cada pastoral, organismo, movimento e escola que compõe o Regional; Exibição do vídeo do Regional; 12h – Encerramento.

Do Brasil de Fato