Tatto: “Tenho o povo comigo. E tem coisa melhor do que o povo estar com você?”

Na festa do PT de São Paulo que contou com a participação de Lula e Haddad, o ex-secretário e ex-deputado federal Jilmar Tatto coloca sua candidatura oficialmente na corrida pela prefeitura. “Eu vou ganhar porque eu acredito nessa militância e na nossa gente”, avisa o candidato

Foto: Felipe Araújo

Jilmar Tatto

Numa festa realizada numa laje na Zona Sul de São Paulo, com a participação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do ex-prefeito Fernando Haddad, o Partido dos Trabalhadores lançou oficialmente neste sábado, 12 de setembro, a candidatura do ex-deputado federal e ex-secretário Jilmar Tatto à prefeitura de São Paulo. A convenção foi realizada na periferia da capital paulista, quando Tatto, ao lado de Haddad, se colocou na luta para melhorar a vida dos paulistanos. “A nossa luta vem de muito tempo. Juntos, ajudamos a construir o PT de São Paulo e lutamos por uma vida mais digna para o povo”, disse o candidato.

O ex-presidente Lula saudou o candidato do PT em São Paulo, em uma mensagem gravada e transmitida pela internet: “O Jilmar tem compromisso com nosso projeto de transformar o Brasil um país melhor, sabe ouvir o povo e respeitar a opinião das pessoas. Foi assim que teve sucesso nas realizações de suas obras. É por isso que ele tem condições de governar São Paulo”.

Tatto ficou emocionado e disse que a arrancada na corrida pela prefeitura é luta de todos os paulistanos comprometidos com a cidade. “Tenho o povo comigo. Tem coisa melhor do que o povo estar com você? Eu vou ganhar porque eu acredito nessa militância e nessa gente”, disse o candidato do PT. Lula mostrou que a campanha em São Paulo nas eleições deste ano é importante. “A partir de São Paulo, e de cada cidade neste país, vamos juntos reconstruir este nosso Brasil”, disse.

Lula lembrou que Tatto tem experiência política. “O Jilmar cresceu na favela, tem sempre a cabeça onde seus pés estão pisando e olha que já pisou em todos os cantos. Conhece São Paulo como ninguém”, apontou. “Jilmar cresceu politicamente resolvendo problemas e olha que não foram pequenos os problemas que ele resolveu:  Alimentação escolar, corredores e ônibus, ciclovias, tarifa única dos transportes coletivos”.

Haddad também elogiou Jilmar Tatto, por sua experiência e projetos desenvolvidos quando foi secretário de Transportes. “São Paulo não teria Bilhete Único se não fosse o Jilmar Tatto. Não teria a maior rede de ciclovias do país se não fosse Jilmar, não teria maior rede de corredores e faixas de ônibus se não fosse Jilmar, não teríamos ruas e a Avenida Paulista abertas”, disse no evento.

Dias melhores para São Paulo

O ex-prefeito acredita que a candidatura de Tatto pode representar dias melhores para a cidade de São Paulo. “O PT governou São Paulo três vezes”, lembrou Haddad. “Basta comparar para notar que todas as boas notícias foram durante as nossas gestões. Todos os CEUs, hospitais, UPAs, Hospitais Dia da Rede, Hora Certa, o Bilhete Único. Comparar é até covardia”, destacou.

A presidenta nacional do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann (PR), também celebrou o lançamento da candidatura do ex-secretário de Transportes e da Casa Civil na Prefeitura de São Paulo, nas gestões do PT. “Nossa convenção sendo feita na periferia, na laje, é a arrancada da campanha que mostra qual vai ser nossa prioridade. Por quem lutamos e pra quem queremos governar. Jilmar Tatto, você tem sido guerreiro, valente, conduzindo o partido e a militância”, elogiou.

Entre as propostas que lançou neste sábado, Tatto afirmou que pretende implantar transporte gratuito para as pessoas desempregadas. Além disso, o candidato petista prometeu voltar o período de quatro horas de integração do Bilhete Único — atualmente são três horas. “Se a pessoa está desempregada, ela não tem dinheiro para procurar emprego. Imagina ele pagar a passagem quando faz um bico e, ao invés de comprar comida para os filhos, ele paga ônibus? Vamos diminuir as passagens de domingo. Queremos fazer dessa cidade, dessa periferia que elas tenham vez”, declarou.

Críticas ao PSDB

Tatto fez críticas à gestão do atual prefeito Bruno Covas (PSDB), que assumiu o cargo depois que João Doria abandonou a prefeitura para concorrer ao governo de São Paulo, em 2018. Ele  acusou a dupla de reduzir o tempo do bilhete único de quatro para duas horas e diminuir a qualidade da merenda nas escolas municipais, entre outros retrocessos em relação às políticas implantadas nas gestões do PT.

Na segunda-feira, 14, o PT deve anunciar o nome da historiadora Selma Rocha, da Fundação Perseu Abramo, como candidata a vice-prefeita na chapa com Tatto. Ela foi escolhida na manhã deste sábado, mas a formalização depende de questões jurídicas. Selma é funcionária da USP e o partido tem dúvidas sobre a necessidade de ela ter que se desincompatibilizar para compor a chapa.