The Intercept: Barroso, Fachin e Fux blindaram a Lava Jato no STF

Apesar de saberem que estavam cometendo ilegalidades, procuradores contavam com apoio de alguns ministros do STF para validar excessos cometidos pela operação

Reprodução

Em nova reportagem do The Intercept Brasil, o cientista social e jornalista João Filho, com base nas mensagens trocadas entre integrantes da força-tarefa da Lava Jato, aponta que o ex-juiz e atual ministro da Justiça, Sérgio Moro, e os procuradores da operação sabiam que estavam infringindo a lei ao vazar conservas telefônicas envolvendo a então presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Apesar de saberem que estavam cometendo ilegalidades, os procuradores contavam com o apoio de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), como Luiz Roberto Barroso, Edson Fachin e Luiz Fux, para blindar e validar os excessos cometidos pela operação.

Segundo a reportagem do site The Intercept, em parceria com a Folha de S. Paulo, o procurador Andrey Borges de Mendonça ressaltou que seria “juridicamente difícil de argumentar” quanto a validade da prova e que o STF “não a aceitaria”.

Um dos coordenadores da força-tarefa, Carlos Fernando Lima, porém, contra-argumentou que “nesta altura, filigranas não vão convencer ninguém”. Deltan Dallagnol, procurador responsável pela operação, encerrou o diálogo afirmando que decisão era política. “A questão jurídica é filigrana dentro do contexto maior que é político”, escreveu Dallagnol.

“Mendonça, ingênuo, acreditou que o STF trabalharia de acordo com a Constituição, enquanto Carlos Fernando e Dallagnol estavam certos de que os ministros julgariam com a faca no pescoço. A divulgação do áudio fazia parte da estratégia da Lava Jato de manipular a opinião pública e, assim, constranger os ministros”, destaca a reportagem.

“Barroso, Fachin e Fux eram tratados como aliados de altíssima confiança no STF entre os procuradores”, segundo Vaza Jato

”Àquela altura, graças ao apoio maciço e acrítico da grande imprensa – principalmente a Rede Globo -a Lava Jato era inquestionável. Foi assim, pressionado por uma opinião pública manipulada, que Gilmar Mendes decidiu anular a posse de Lula como ministro com base em um grampo que até mesmo os procuradores sabiam ser ilegal”, completa o texto.

Ainda conforme a reportagem, ministros do STF também atuaram como parceiros para blindar a Lava jato. “Barroso, Fachin e Fux eram tratados como aliados de altíssima confiança no STF entre os procuradores, como mostram as conversas reveladas pela Vaza Jato. Dallagnol e alguns desses ministros mantinham uma relação próxima, porém secreta. Os fatos são conhecidos, mas acabam se perdendo em meio a tantas revelações neste Brasil 2019. É importante relembrar como parte do STF foi fundamental para que a Lava Jato hackeasse o ordenamento jurídico brasileiro e impusesse o seu projeto de poder”, ressalta o texto.

“Barroso sempre foi o ministro mais fiel ao lavajatismo. Em muitas ocasiões, fez defesas apaixonadas da operação no tribunal, sempre ancoradas em um critério bizarro, estabelecido por ele mesmo: a interpretação da Constituição em “sintonia com o sentimento social e “alinhado à vontade da maioria’, destaca o The Intercept. Desta forma, “ficou fácil para Barroso matar no peito as bolas mais absurdas do lavajatismo. Bastava espremer a Constituição para que dela saísse o que a torcida esperava e correr para o abraço”, completa.

Por Revista Fórum

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast