Tiago Soares: Um Rio Vermelho de incertezas

1. Bem fazem 48 horas que a etapa final do 5º Congresso do Partido dos Trabalhadores terminou, e já pipocam análises por tendências, personalidades e militantes. Algumas ilusórias, outras irritadas…

1. Bem fazem 48 horas que a etapa final do 5º Congresso do Partido dos Trabalhadores terminou, e já pipocam análises por tendências, personalidades e militantes. Algumas ilusórias, outras irritadas e algumas até suicidas.

2. Tentando dialogar com o que vi e as angústias de diversos, arrisco a escrever também.

3. Primeiro, é nítido que o sentimento geral dos/as 756 delegados/as que se credenciaram foi de a tardia etapa não deu conta das expectativas de mudanças que as forças, sejam da maioria ou da minoria, ventilavam a suas bases. O modelo do Congresso demonstrou-se inócuo e privilegiou quem queria preservar posições burocráticas e verticalizadas.

4. Durante o congresso os dois blocos polarizaram a disputa na ultima década, CNB e Mensagem, mostraram-se incapaz de construir uma maioria hegemônica no partido, sendo possível apenas a numérica.

5. A CNB, fragilizada e acuada com a redução de espaço institucional, com pressão dos sindicalistas, da base social, com o não comparecimento de grande parte dos seus quadros tradicionais, somente conseguiram manter sua maioria numérica, considerando as medidas existentes na organização partidária: a única modificação foi retirar a contribuição financeira do filiado/a para votar! E há de se lembrar que em alguns estados, como em São Paulo, durante as etapas livres havia um levante por parte de dirigentes intermediários (minoritários) que defendiam explicitamente acabar com as políticas de cota. Na política econômica, preferiu fingir que estava tudo bem, resgatando o vivenciado em 2003 no ajuste de Palocci. Só é bom lembrar que a retomada de crescimento no governo Lula só ganhou fôlego justamente com a saída de Palocci, quando Guido Mantega assumiu.

6. A Mensagem, que teria condições de aglutinar as demais forças de centro e da esquerda petista para alguns pontos em comum, como: o fim do PED, a política de aliança, o ajuste fiscal e a convocação de um próximo Congresso (que poderia ser o Constituinte), preferiu no período pré-congresso fazer conversas no âmbito do legislativo, na linha do crescimento que obteve no núcleo duro do atual governo. Tanto é, que na plenária final ao defender o fim do PED tivemos que tencionar até o ultimo segundo para que a corrente O Trabalho tivesse o direito de apresentar seus argumentos. Um dia antes da plenária final, em conversa com um amigo que faz parte do Mensagem, perguntei se não teria nenhuma reunião dos grupos que teriam posição contrário as eleições diretas, sendo respondido que era melhor deixar rolar. Ficou evidente que “quem não se comunica, se trumbica” como dizia o velho chacrinha. Na votação do ajuste fiscal, teve dirigente graduado votando contra a emenda apresentada pela EPS/Novo Rumo alegando ser contra auditoria cidadã da dívida porque já estamos governando há 14 anos, mas a base votou em peso na proposta.

7. Com os dois grandes blocos em crise de direção e rumo, quem acabou ganhando a cena do Congresso foi uma articulação do Novo Rumo (grupo ligado ao campo majoritário, no qual faz parte o presidente Rui Falcão, entre outros) e a EPS (tendência ligada a esquerda do PT). Juntos, apresentaram uma carta em discordância com os caminhos do ajuste fiscal promovido por Levy e uma reaproximação do governo federal com os movimentos sociais.

8. Esta carta pautou o PIG (Partido da Imprensa Golpista) e resultou em duas emendas ao texto-base aprovado, denominado “Carta de Salvador”. A primeira emenda foi unânime nos 6 grupos de trabalho, conquistou adesão de 80 delegados/as de diversas forças do partido e passou por consenso na sistematização, propondo que Governo Federal institua um Fórum Permanente de Dialogo somente com movimentos sociais e populares afim de afinar a viola e construir um novo tipo de governabilidade.

9. A segunda emenda fazia crítica ao modelo de ajuste fiscal em vigor e apresentava uma série de medidas como taxação dos ricos, heranças e etc. Foi a que rendeu mais discussão nos grupos de trabalho e no plenário, sendo a votação mais apertada do Congresso. O grupo majoritário por birra e para preservar sua maioria numérica, mesmo tendo muitos militantes favoráveis, não topou a Auditoria Cidadã da Dívida, uma medida nada revolucionária. A CNB propôs remeter essa questão para o Diretório Nacional, quando parte do plenário reagiu e foi para o voto. No contraste, a emenda  ganhou na primeira e segunda votações, mas na terceira embaralhou e para surpresa de todos/as na contagem dos crachás, faltaram apenas 49 votos para emenda se sagrar vitoriosa. O placar foi de 350 x 302, o que deixa explícito que a intransigência política dos grande blocos é o que travou o Congresso de ter alguns caminhos a trilhar.

10. Deliberou-se também que no prazo de 90 dias o Diretório Nacional realizará um Seminário para aperfeiçoar o PED, mas não respondeu qual será o critério utilizado para participar dessa atividade, e nem apontamentos para o possível aperfeiçoamento. 11. A militância precisa de respostas realistas, não somente apaixonadas, nesse momento.

12. Por fim, mal acabou o congresso e os dois grandes blocos já apresentam suas versões. Infelizmente, nenhuma delas capaz de fazer uma autocrítica, se restringindo a demarcação de espaço, o que é legitimo, mas quando cai no campo fratricida atrapalha a todos nós.

13. Muitos vão achar que estou desanimado ou sem esperança. Mas digo: ao contrário, o PT foi e continua sendo um espaço plural! O que não pode é o debate político, programático de ideias e rumos, ser superado por debatedores de torcidas organizadas. Continuar a transformar o nosso país deve ser o nosso principal objetivo!

Tiago Soares é Secretário Estadual de Direitos Humanos PT-SP e da Direção Nacional da EPS (tendência interna PT)

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast