Time do Lula no Rio de Janeiro tem André Ceciliano para senador

Presidente da Assembleia Legislativa, candidato a senador pelo PT do Rio compõe chapa com Marcelo Freixo (PSB) governador e Cesar Maia (PSDB) vice

Ricardo Stuckert

Lula com André Ceciliano

Representante do PT na chapa majoritária do Rio de Janeiro, o candidato do Time do Lula para o Senado, André Ceciliano, pretende levar seu extenso histórico no Legislativo para contribuir com a reconstrução do país a partir do próximo ano. Presidente da Assembleia Legislativa do Estado, ele exerce o quarto mandato de deputado estadual. O Time de Lula no Rio é encabeçado por Marcelo Freixo (PSB), candidato a governador ao lado de Cesar Maia (PSDB), candidato a vice.

André Ceciliano gosta de dizer que é um “Cidadão da Baixada”: nasceu no município de Nilópolis, morou em Japeri e cresceu em Paracambi, para onde se mudou aos cinco anos de idade.

Ele se filiou ao PT em 1989, durante a primeira campanha presidencial de Lula. Aos 28 anos, disputou pela primeira vez o cargo de prefeito de Paracambi, perdendo por apenas 97 votos. Dois anos depois, foi eleito deputado estadual.

TIME DO LULA: conheça os candidatos e candidatas do PT em todo o país

Em 2000, se candidatou novamente e conseguiu se eleger prefeito em Paracambi, sendo reeleito em 2004. Revolucionou as áreas de Educação, Saúde e Saneamento do município. Em seu primeiro mandato, a Prefeitura comprou a sede da secular Fábrica Brasil Industrial, inaugurada em 1871. A antiga indústria virou a “Fábrica do Conhecimento”, que hoje atende a mais de 10 mil alunos em cursos diversos.

Desde 2011, André Ceciliano foi eleito três vezes deputado estadual, cargo que exerce hoje no cargo máximo: presidente da Assembleia Legislativa, desde 2017.

Ao longo de seus quatro mandatos como deputado, conseguiu aprovar mais de 410 leis, com destaque para a criação do Fundo Soberano do Estado, o programa Supera RJ, a isenção de impostos para energia elétrica em área rural e para famílias de baixa renda e baixo consumo, leis de incentivo à cultura e de fomento da economia fluminense.

LEIA MAIS: baixe material do Lula para as redes sociais

Como candidato ao Senado pelo PT, André Ceciliano tem reafirmado o compromisso do Time de Lula com a melhoria da qualidade de vida do povo do Rio de Janeiro. “Eu, Lula e Freixo vamos mostrar que somos a melhor opção para os mais pobres. Sou da Baixada Fluminense, um lugar em que discurso não ganha eleição porque discurso não enche a barriga de quem tem fome, discurso não muda a vida das pessoas se não vier acompanhado de ações concretas. Lula e Freixo vão também mostrar o que já fizeram pelo Rio e pelo Brasil e o povo vai ver que eles são a melhor opção”.

André lembra ainda dos benefícios promovidos pelo governo de Lula na Baixada. “Só na Baixada Fluminense, foram mais de 194 mil postos de emprego formal, mais de 250 mil famílias beneficiadas pelo Bolsa Família, mais de 60 mil casas pelo Minha Casa, Minha Vida! Tudo isso durante os governos petistas”, enfatiza.

LEIA MAIS: conheça os candidatos e candidatas do PT na região Sudeste

Para deputado e deputada federal, o PT disputa com 38 nomes, sendo 13 mulheres, as 46 cadeiras do Estado na Câmara federal, e para deputado e deputada estadual, com 54 candidaturas, dos quais 22 são mulheres. A Assembleia do estado tem 70 vagas.

Confira abaixo a lista completa com nomes e números dos candidatos do Time do Lula no Estado do Rio de Janeiro:

TIME DO LULA RIO DE JANEIRO