Tragédia em PE | Mulheres do PT se unem a movimentos sociais no auxílio às vítimas

O PT Estadual abriu as portas da sede para receber desabrigados e arrecadar donativos. Parlamentares e militantes estão nas ruas.

Pedro de Paula/Estadão Conteúdo

As mulheres do Partido dos Trabalhadores e das Trabalhadoras se uniram a organizações, entidades e movimentos sociais para auxiliar as vítimas da tragédia climática no estado de Pernambuco. De acordo com o governo estadual, há quase 4 mil desabrigados, principalmente nos municípios da Região Metropolitana e da Zona da Mata Norte.

Por meio do PT Solidário, o Diretório Estadual do PT/PE recebe doações de alimentos, roupas, cobertores, colchões, produtos de limpeza ou higiene. As doações podem ser entregues no prédio do diretório, que fica na Rua Gouveia de Barros, 124 – Santo Amaro.

Nesta manhã, lideranças do PT e de movimentos sociais de todos os setores: feministas, movimento negro, indígenas, pessoas idosas, MST dentre outras se reuniram com o Ministério Público para traçar a melhor estratégia no auxílio aos mais atingidos.

“A tragédia climática atinge a todos indistintamente, mas sabemos bem que as mulheres são as que estão em situações mais vulneráveis por conta da desigualdade de gênero e da feminização da pobreza”, ressalta Anne Moura, Secretária Nacional de Mulheres do PT.

A deputada estadual do PT/PE, Teresa Leitão, enfatiza que a situação de Pernambuco é crítica e que há mobilização do partido, movimentos sociais e poder público para ajudar as famílias atingidas.

“Nosso partido está a postos contribuindo diretamente para minimizar o sofrimento do povo seja por meio dos secretários de estado, dos nossos parlamentares e da articulação para promover doações às famílias desabrigadas e socorro imediato, onde se faz necessário. Nosso mandato está em sinal de alerta”.

A vereadora do PT, Liana Cirne, de Recife/PE, vem acompanhando as comunidades e populações atingidas, sobretudo na retirada de pessoas em situação de risco de desabamento e no direcionamento a locais de abrigo. Ao longo do mandato, a parlamentar vem atuando diretamente com ações legislativas  em relação às chuvas e às famílias que residem nas áreas de risco.

Vereadora do PT, Liana Cirne, Recife-PE

 

Confira algumas ações de Liana Cirne

Requerimentos 2021

Ampliação do serviço e envio de SMS a todos os números de telefones celulares no âmbito do Município de Recife, informando sobre os alertas de fortes chuvas que sejam emitidos pela Agência Pernambucana de Águas e Climas (APAC).

Criação de um fundo para que seja concedido benefício eventual de assistência social às pessoas de baixa renda que, comprovadamente, sofram danos materiais advindos de chuvas e alagamentos.

Concessão de benefício de Auxílio Moradia às pessoas que residem em áreas de risco, enquanto perdurar os períodos de chuva no âmbito do Município de Recife.

 

Emendas à LDO 2021

– Ampliação e fortalecimento de ações preventivas para contenção de desabamentos de barreiras e encostas, especialmente no período de chuvas;

– Implementação de ações ambientais preventivas e estruturais para conter os alagamentos;

Estruturação de meios de intervenção, prevenção e recuperação da mata ciliar;

 

Emendas à PPA 2022

– Monitorar Pontos de Risco e Executar Serviços Emergenciais em Localidades de Morros.

– Promover Capacitações em Defesa Civil para Voluntários das Áreas de Morros do Recife.

– Monitorar Pontos de Risco e Executar Serviços Emergenciais em Localidades de Alagados.

– Elaborar e Coordenar Ação Fiscalizadora Preventiva nos Imóveis.

–  Apoiar as Ações de Desocupação dos Imóveis em Situação de Risco e as Ações de Proteção Ambiental.

 

Emendas à LDO 2022

– aprimorar o planejamento do desenvolvimento, da distribuição espacial da população e das Atividades econômicas do Município e do território sob sua área de influência, de modo a prevenir ocupações de risco à integridade da população e seus efeitos negativos sobre o meio ambiente

– Recuperação de biomas naturais e matas ciliares.

– Manutenção e retificação dos sistemas de micro e macro-drenagem

– Incentivo à organização de Cooperativas e Associações de trabalhadores de materiais recicláveis.

Da Redação, Elas Por Elas

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast