Transição: Veja quem são as lideranças do PT no grupo da Educação

O Gabinete de Transição Governamental anunciou no início desta semana os integrantes da coordenação do grupo temático que cuidará da área de Educação

Tereza Leitão, Macaé Evaristo e Rosa Neide, do grupo temático da Educação

Gabinete de Transição Governamental coordenado pelo vice-presidente eleito Geraldo Alckmin já anunciou os nomes que compõem os 31 grupos técnicos que vão levantar os dados para ajudar no planejamento do futuro governo.

O grupo temático da Educação tem os nomes de Alexandre Schneider, Andressa Pellanda, Binho Marques, Claudio Alex, Heleno Araujo, Henrique Paim, Macaé Evaristo, Maria Alice Setubal, Neca Setubal, Paulo Gabriel, Priscila Cruz, Ricardo Marcelo Fonseca, Rosa Neide, Teresa Leitão, Veveu Arruda.

José Henrique Paim, economista, professor, participou dos governos Lula e Dilma. Foi subsecretário especial do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e de 2005 a 2014 secretário-executivo do Ministério da Educação. Em 2015 foi nomeado ministro da Educação, cargo que ocupou até janeiro de 2016. De 2015 a 2016 foi diretor da área social do BNDES.

Tereza Leitão, eleita senadora pelo PT em Pernambuco este ano, estava em seu quinto mandato como deputada estadual e como parlamentar sempre atuou, principalmente, em defesa da educação. É a coordenadora do Setorial Nacional de Educação do PT.

Rosa Neide é deputada federal pelo PT de Mato Grosso. Professora, formada em Pedagogia e mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso. Foi secretária municipal e estadual de Educação.Seu mandato na Câmara priorizou as áreas da Educação e Cultura.

Macaé Evaristo, vereadora pelo PT em Belo Horizonte (MG), foi eleita deputada estadual este ano. Assistente social e professora, é mestre e doutoranda em Educação, foi a primeira mulher negra a ocupar os cargos de secretária municipal (2005 a 2012) e estadual (2015 a 2018) de Educação.

Binho Marques, educador, foi governador do Acre pelo PT de 2007 a 2010. Antes, de 2003 a 2006, foi vice-governador do estado e acumulou as funções de secretário de Educação e secretário de Desenvolvimento Humano e Inclusão Social. No Governo Dilma esteve à frente da Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino do MEC, de 2012 a 2016.

Da Redação

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast