Transição: Veja quem são as lideranças do PT no grupo da Igualdade Racial

Gabinete de Transição Governamental é coordenado pelo vice-presidente eleito Geraldo Alckmin, tem Conselho Político e 31 Grupos Técnicos divididos por temas

Douglas Belchior, Nilma Lino e Martvs das Chagas estão no grupo da Igualdade Racial

Douglas Belchior, Givânia Maria Silva, Ieda Leal, Martvs das Chagas, Nilma Lino Gomes, Preta Ferreira, Thiago Tobias são os integrantes do grupo técnico que irá levantar os dados sobre Igualdade Racial nesta fase de transição governamental. Os componentes do grupo técnico foram anunciados pelo Gabinete de Transição Governamental.

Martvs das Chagas é o atual secretário nacional de Combate ao Racismo do Partido dos Trabalhadores. É titular da Secretaria de Planejamento do Território e Participação Popular (SEPPOP) da Prefeitura de Juiz de Fora (MG). No Governo Lula foi diretor de Fomento na Fundação Cultural Palmares do Ministério da Cultura e exerceu os cargos de Secretário Nacional de Ações Afirmativas e de ministro de Promoção da Igualdade Racial.

Douglas Belchior, também conhecido como Negro Belchior, é hoje uma referência internacional na luta contra o racismo e na defesa dos direitos humanos e sociais. Ele é um dos fundadores e integrantes da UneAfro Brasil, movimento voltado para a educação dos jovens pobres e negros, que mantem uma rede de cursinhos comunitários nas periferias de São Paulo e do Rio de Janeiro.

Nilma Lino Gomes foi a primeira mulher negra no país a comandar uma universidade pública federal quando foi nomeada reitora da UNILAB (Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira). Foi ministra das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos de 2015 a 2016.

Givânia Maria Silva é educadora e quilombola de Conceição das Crioulas, em Salgueiro (PE). Ela é mestre em Políticas Públicas e Gestão da Educação pela Universidade de Brasília (UNB). É uma das fundadoras da Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (Conaq).

O Gabinete de Transição Governamental é coordenado pelo vice-presidente eleito Geraldo Alckmin e tem Conselho Político e 31 Grupos Técnicos divididos por temas, que terão a função de debater, reunir dados e apresentar propostas para o próximo governo do presidente Lula.

Da Redação

 

 

 

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast