Transição: Veja quem são as lideranças do PT no grupo dos Direitos Humanos

Fazem parte da coordenação os petistas Maria do Rosário, Emídio de Souza, Janaína Barbosa de Oliveira e Rubens Linhares Mendonça Lopes

Maria do Rosário, Emídio de Souza e Janaína Oliveira estão no grupo dos Direitos Humanos

O Gabinete de Transição Governamental, que é coordenado pelo vice-presidente eleito Geraldo Alckmin, conta 32 grupos técnicos que terão a função de debater, reunir dados e orientar as propostas para o próximo governo do presidente Lula.

O grupo temático encarregado pela área dos Direitos Humanos tem na sua coordenação Emídio de Souza, Luiz Alberto Melchetti, Janaína Barbosa de Oliveira, Maria do Rosário, Maria Victoria Benevides, Silvio Almeida e Rubens Linhares Mendonça Lopes.

Também neste grupo temático foi criado o Sub-grupo Infância que será formado por Ariel de Castro Alves, Maria Luiza Moura Oliveira, Welington Pereira da Silva e Isabela Henriques.

Maria do Rosário tem a sua história política fortemente ligada à defesa dos direitos humanos. Com uma extensa trajetória no PT, ela já ocupou diversos mandatos e cargos nas instâncias do PT. Maria do Rosário foi reeleita este ano para o seu quinto mandato de deputada federal, ela foi ministra da Secretaria Especial de Direitos Humanos do Governo Dilma no período de 2011 a 2014. Atualmente, ela também responde pela Secretaria Nacional de Formação do PT.

Emídio de Souza, deputado estadual reeleito este ano para o seu terceiro mandato, já foi vereador e governou a cidade de Osasco (SP) por duas gestões consecutivas. Emídio já presidiu o PT de São Paulo e foi secretário nacional de Finanças do PT. Atualmente preside a Comissão de Direitos Humanos das Assembleia Legislativa de São Paulo.

Janaina Barbosa de Oliveira, ativa militante em defesa dos direitos LGBTQI+, é atualmente titular da Secretaria Nacional LGBT do PT.

Rubens Linhares Mendonça Lopes, Rubinho, é ativista da luta pelos direitos das pessoas portadoras de deficiência. No PT, ele coordena o Setorial Nacional de Pessoas com Deficiência.