Tribunal Superior Eleitoral decide arquivar representação contra o PT

O ministro Benedito Gonçalves votou pelo arquivamento acompanhando decisão anterior que apontou “não haver o mínimo suporte de prova para prosseguir a investigação”

Divulgação/TSE

Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Foto: Divulgação/TSE

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu nesta quinta-feira, 30, pelo arquivamento de representação contra o Partido dos Trabalhadores (PT). O processo, referente às Eleições 2014, tratava de suposto recebimento de valores procedentes da Petrobrás, conforme investigação no contexto da Operação Lava-Jato.

Na sessão desta quinta-feira, o ministro Benedito Gonçalves apresentou voto-vista seguindo o mesmo posicionamento do relator anterior que votou pelo arquivamento, por “não haver o mínimo suporte de prova para prosseguir a investigação e votaram pelo arquivamento”.

De acordo com o ministro Benedito, a representação questionava que partidos políticos representados em exercício anteriores, por intermédio de empresas prestadoras de serviço, poderiam configurar financiamento oriunda de fonte vedada, o que foi afastado durante o andamento do processo na Justiça Eleitoral.

Em 2016, com base em delações da Lava Jato, a então ministra do TSE Maria Thereza de Assis Moura, pediu a abertura de investigação eleitoral contra o PT, o PP e o MDB (que também tiveram os processos arquivados) para a apuração de supostas irregularidades financeiras envolvendo as legendas.

Da Redação, com blog do Fausto Macedo