TV PT: os impactos da pandemia do coronavírus nas favelas

João Paulo de Rezende Cunha e Bruno Ramos são os convidados da segunda edição do programa criado para apontar saídas e apresentar propostas contra a crise

Lançada nesta quinta-feira (26), a TV PT segue com o objetivo de debater e apresentar, por meio de programas diários, medidas concretas contra a crise generalizada causada pela pandemia do coronavírus.

A segunda edição do novo canal de informação do partido trouxe como convidados dois representantes das periferias brasileiras: João Paulo de Rezende Cunha, do Instituto Locomotiva, e Bruno Ramos, do Movimento Nacional do Funk, que discorreram sobre o tema “Coronavírus nas favelas – a realidade de quem vive nelas”.

Para além da mobilização coletiva para conter a propagação da doença, com medidas que atingem a todos sem distinção de classe, ambos se mostram preocupados com os possíveis efeitos da pandemia em famílias que vivem à margem das políticas públicas. “Quando uma epidemia dessa chega nas favelas e comunidades carentes ela atinge em cheio as famílias. Nós já estamos nos organizando, mas ainda é preciso que o estado dê suporte”, alerta Ramos.

Para o ativista,  o caminho a ser buscado, além da inevitável solidariedade, é pressionar o poder público, a imprensa, os representantes da sociedade: “Não adianta mostrar só a epidemia só nos grandes centros, como se a favela não existisse. Quem mais sentirá os efeitos da pandemia serão os pobres e isso ainda é pouco divulgado”.

Cunha, por sua vez, recorre a estudos que comprovam a preocupação das famílias carentes diante da pandemia. “A gente tem aí um risco muito grande de uma crise social caso não haja uma resposta urgente. Estamos falando de uma realidade que será muito mais dramática se chegar nas comunidades, onde há um condensamento maior de famílias muito maior”.

Confira a programação de sexta (27):

Convidados: Arthur Chioro, ex-ministro da Saúde do governo Dilma e professor da Unifesp, e Pedro Tourinho, médico sanitarista e vereador de Campinas (SP).

Tema: Desafios da saúde pública diante do coronavírus

Da Redação da Agência PT de Notícias