Vaquinha de Lula é a maior de todos os candidatos à presidência

Somando todas as campanhas de financiamento colaborativo, Lula tem sozinho quase metade do total arrecadado por todos os candidatos

Agência PT

A campanha eleitoral de 2018 começa oficialmente nesta quinta-feira (16), e a candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva já sai na frente nas vaquinhas virtuais de financiamento. Com mais de R$ 597 mil em doações, ele tem o equivalente a quase 50% do que foi arrecadado por todos os candidatos somados.

O financiamento coletivo foi criado pela última reforma eleitoral e começou durante a pré-campanha. As contribuições foram feitas apenas por pessoas físicas, por meio de sites de empresas autorizadas pela justiça eleitoral.

As doações obtidas nas vaquinhas da fase pré-eleitoral são liberadas após os candidatos apresentarem o comprovante de que a candidatura foi chancelada por convenção partidária e protocolada na justiça eleitoral. Lula teve seu nome aprovado pelo PT no dia 4 de agosto e registrado no TSE nesta quarta-feira (15).

Nas eleições de 2018 os partidos políticos também contam com a verba do fundo eleitoral, de R$ 1,59 bilhão. Desde 2015 estão proibidas as doações eleitorais de empresas.

Por redação da Agência PT de notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast