Verri: incompetência de Bolsonaro leva o Brasil ao desastre econômico e social

Líder do PT na Câmara dos Deputados lembrou dos desastrosos resultados da política econômica neoliberal do ministro Paulo Guedes

Gustavo Bezerra

O líder do PT na Câmara, Enio Verri (PR), qualificou hoje (11) como “totalmente incompetentes” o presidente Jair Bolsonaro e o ministro da Economia, Paulo Guedes, em razão dos desastrosos resultados da política econômica neoliberal adotada pelo atual governo. Ele denunciou que a prioridade do governo de extrema direita é “atender interesses estrangeiros e o mercado financeiro”, em detrimento do povo brasileiro. “A população vive um mau momento em função do resultado da incompetência do governo Bolsonaro”, disse o líder.

A única saída, na opinião de Verri, é a adoção de uma agenda anticíclica, contrária às diretrizes neoliberais de Bolsonaro e Guedes. Uma proposta concreta foi apresentada nesta quarta-feira pelos partidos da Oposição ao presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ). “Não há saída sem mexer no Orçamento, como o mundo todo está fazendo”, disse Enio Verri, ao defender o fim da Emenda Constitucional 95, que limite os gastos públicos e “potencializa a crise”

Miséria

 

Na agenda de projetos apresentada pela Oposição, constam pontos como a revisão das restrições aos gastos públicos, impostas pela regra do teto dos gastos, além da suspensão do trâmite das propostas de emendas à Constituição PECs 186 (Emergencial), PEC 187 (Fundos Públicos) e 188 (Pacto Federativo); a resolução das filas do INSS, liberando aposentadorias e benefícios, e as inscrições no Bolsa Família, onde mais de 3,5 milhões de famílias passam por dificuldades, principalmente no Nordeste.

Enio Verri recomendou que sejam engavetados os projetos enviados ao Congresso por Paulo Guedes, já que aprofundam o projeto neoliberal que até agora só tem agravado a crise social no país, com a economia praticamente paralisada. “Se as propostas de Guedes forem aprovadas, a fome e a miséria ficarão incontroláveis no Brasil”, advertiu o líder do PT.

Torra das divisas

 

O líder petista observou que o modelo Guedes/Bolsonaro é contra os interesses nacionais e populares. Recordou que o real é a moeda que mais se desvalorizou no mundo e as reservas em dólares acumuladas durante os governos do PT (2003 até o golpe de 2016) estão sendo torradas pelo governo atual.

“Torram as divisas não para garantir investimentos em micro e pequenas empresas e nem em obras de infraestrutura. Não conseguiram segurar a desvalorização do real, pois a prioridade é puramente o sistema financeiro”, disse o líder. Só no ano passado, Bolsonaro torrou 33 bilhões de dólares das reservas do País.

Enio Verri alertou que é necessário suspender projetos que acabam com o serviço público e promovem privatizações e sucateamento de empresas estatais como a Petrobras. “Precisamos resgatar o SUS, para enfrentar a epidemia de coronavírus. Precisamos de projeto de inclusão social, de aumento real do salário mínimo e compromisso com a soberania nacional”, afirmou.

Bolsonaro irresponsável

 

Ele lembrou que o presidente Bolsonaro é irresponsável, não tem compromisso com o Brasil, pois está mais preocupado em “agradar ao mercado financeiro e ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump”.

No documento encaminhado ao presidente da Câmara, PT, PCdoB, PDT, PSOL, PSB e Rede, mais os líderes da Minoria e da Oposição na Casa, o governo Bolsonaro é severamente criticado.

“O Governo Federal falhou totalmente no compromisso de dotar o Brasil de um programa de crescimento sustentável. O país se encontra fragilizado, sem liderança e sem respostas eficazes para enfrentar a retração global provocada pelo coronavírus e as oscilações do mercado de petróleo”, pontuam os congressistas.

De acordo com o comunicado, “o corte dos investimentos públicos, especialmente na infraestrutura para o crescimento, refletiu danosamente sobre a economia, gerando estagnação e incerteza no lugar de empregos e desenvolvimento que o país tanto necessita”.

Por PT na Câmara

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast