Lula

Acolhido em Garanhuns (PE), Lula conclama povo a reconstruir o Brasil

“Esse país precisa de vocês”, disse Lula, durante ato público na cidade gêmea de Caetés, nesta quarta-feira (20)

Publicado em - Última edição

Lula com o povo no ato de Garanhuns

A vitória da Seleção Brasileira empolgou os militantes que assistiram nesta sexta-feira (22) a partida contra a Costa Rica na Vigília Lula Livre em Curitiba. Ver o jogo junto com os companheiros animou a militância a prosseguir na luta para libertar Lula. “Foi legal o que tivemos aqui. A gente se apropria dessa simbologia e usa a favor da luta política”, disse Josemir Dalla Costa após a partida. “Principalmente nessa fase de governo antipopular, tem que valorizar qualquer fato que levante o astral”, completou.

Josemir assistiu o jogo enrolado na bandeira da diversidade. “Tem essa polêmica sobre o futebol ser o ópio do povo, de que não valeria a pena torcer pela Seleção. Nunca concordei com esse ponto de vista”, diz. “A esquerda não pode se desligar das paixões do povo. Não temos nada a ganhar sendo raivosos. Temos que trazer todos para nossa luta, puxando as paixões culturais do povo para dentro da luta política”, opina.

A vitória da Seleção atiçou na militância a vontade de ver o Brasil feliz de novo. “Foi muito bom torcer com os companheiros aqui. Jogou para cima a motivação para libertar Lula, para termos mais empregos, para que todos os brasileiros possam voltar a fazer aquele churrasco nos fins de semana”, diz Raimundo de Sousa,  morador de Curitiba que participa diariamente da Vigília.

Gelly Café assistiu a partida a 3 mil quilômetros de casa. Ela é de Rio Branco, no Acre, e chegou na Vigília na véspera do jogo. “Para mim é especial ver a Copa aqui, me deixou mais otimista, não só na perspectiva do futebol, mas da nossa luta também”, afirma. “É uma alegria poder torcer pelo Brasil nesse momento difícil para o País”, acrescenta.

Por Luiz Lomba, da Agência PT de Notícias, direto de Curitiba

Tópicos

Vitória da Seleção anima militantes da Vigília Lula Livre

Bom resultado atiçou na militância a vontade de ver o Brasil feliz de novo e animou o povo a manter a resistência em defesa de Lula e da democracia