1 ano de prisão política: artistas e intelectuais estão ao lado de Lula

Ao longo de todo esse tempo em que é mantido como preso político, o ex-presidente recebeu a visita de diversas pessoas como demonstração de força, amizade e gratidão

Ricardo Stuckert

Danny Glover na Vigília Lula Livre

Há um ano, uma das maiores injustiças do país acontecia: Lula era levado como preso político e mantido na sede da Polícia Federal em Curitiba. Ao seu redor, milhares de pessoas abandonaram suas cidades, seus empregos, suas casas para formar a Vigília Lula Livre, sinônimo de resistência à prisão política do ex-presidente.

Durante todo esse ano, Lula recebeu diariamente visitas de diversas pessoas, entre eles, líderes políticos, religiosos, militantes, representantes de outros países, e artistas e intelectuais que por gratidão e amor, foram levar um pouquinho de suas forças para o ex-presidente.

Confira os artistas e intelectuais que visitaram Lula

Em maio de 2018, Lula recebeu o ator norte-americano e ativista de direitos humanos Danny Glover. “Meu irmão e companheiro Lula tem que ser libertado para continuar com todas as conquistas que ele alcançou para o povo. Ele é um símbolo de trabalho e amor que repercutiu não só no Brasil como no mundo”, afirmou o ator.

Martinho da Vila e Chico Buarque, cantores e compositores, visitaram o ex-presidente em agosto de 2018 e transmitiram para o povo um recado de Lula, que na época lutava pelo seu direito de ser candidato. “Não troco minha dignidade pela minha liberdade”.

O Nobel da Paz, Adolfo Pérez Esquível, também esteve com Lula, em agosto de 2018. O argentino lidera uma campanha para consagrar a Lula o Nobel da Paz em reconhecimento ao seu legado no combate à fome e à miséria no Brasil. “Não conheço outro líder que tirou 36 milhões de pessoas da extrema pobreza. Isso é um feito que precisa ser reconhecido, porque tirar milhões de pessoas da extrema pobreza, é construir a paz”.

O sociólogo Boaventura de Sousa Santos, após encontro com Lula em agosto, afirmou que: “O que vi foi a grandeza de um homem que sabe inspirar não só o país, mas todos aqueles que o visitam. Não se trata do Lula pessoa, mas do Lula ideia. A ideia de um país com esperança em uma sociedade melhor e inclusiva, mais justa e fraterna”.

O linguista e filósofo norte-americano Noam Chomsky, um dos pensadores mais importantes da atualidade, classificou Lula como “uma das figuras mais significativas do século 21”, após sua visita em setembro de 2018. “É encorajador encontrá-lo e passar um tempo com ele, que por direito deveria ser o presidente do Brasil”.

Em Dezembro de 2018, o ex-presidente recebeu a visita de Raduan Nassar, escritor vencedor do Prêmio Camões de Literatura, que depois da visita participou da celebração de Natal na Vigília Lula Livre, junto com Fernando Haddad.

Em 4 de abril de 2019, o jornalista Juca Kfouri visitou o ex-presidente, depois da visita, ele falou na Vigília Lula Livre que “não dá para encontrar com ele e não estar otimista” e lembrou que Lula é uma “fortaleza”, e que está fisicamente bem e falando em projetos.

O judiciário trabalha em uma farsa para manter Lula preso, mas o povo sabe que ele é inocente e continua ao seu lado lutando pela sua liberdade.

Da Redação da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast