Anielle Franco: “Eu estou em casa no PT porque eu defendo a luta popular, a democracia”
No Rio, ministra da Igualdade Racial assinou, na terça (2), filiação ao PT, com a presença de Lula, Glesi, ministros e parlamentares. “Em nome da sua irmã Marielle, quero ajudar você a fazer esse partido cada vez mais forte”, celebrou o presidente
Publicado em
“Em nome da sua irmã Marielle, que certamente está assistindo esse ato de onde ela estiver, quero ajudar você a fazer esse partido cada vez mais forte, porque esse partido é o sustentáculo da democracia do nosso país ontem, hoje e sempre!”
Assim o presidente Lula terminou seu discurso no evento de filiação ao PT da ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, no Circo Voador, no Rio, na noite de terça-feira (2), que teve a presença da primeira dama Janja, da presidenta do partido, Gleisi Hoffmann e seu vice-presidente Washington Quaquá; do presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, do secretário-geral da Presidência, Márcio Macêdo, e do presidente da Embratur, Marcelo Freixo, além de muitos parlamentares e militantes.
Após assinar a ficha de filiação, Lula destacou que apesar de Anielle não ter pretensão de disputar cargos em 2024, ela é jovem, pode construir uma perspectiva política importante no estado do Rio de Janeiro e deu conselhos a ela.
“É importante que você frequente reuniões do PT, participe de debates porque você vai descobrir que não existe no mundo nenhum partido similar. O PT se tornou maior partido de esquerda da América Latina, é o partido mais plural. Você pode ter certeza que está entrando no partido que hoje inegavelmente é o mais importante partido de esquerda democrático que temos no mundo. Nós conseguimos construir o mais importante partido e o que mais tempo governa esse país”, assinalou o presidente, ao alertar que uma das missões do partido é garantir uma sobrevivência da democracia.
Em postagem na rede X, Lula falou do orgulho e da alegria de ter jovens como Anielle se filiando ao partido para o qual dedicou muitos dos melhores anos da sua vida para construir.
Participei, no Rio de Janeiro, da filiação da companheira @aniellefranco , que muito nos orgulha à frente do ministério da Igualdade Racial, ao Partido dos Trabalhadores. Dediquei muitos dos melhores anos da minha vida para a construção do PT e do movimento sindical ao lado de… pic.twitter.com/9zdn4y7R8c
— Lula (@LulaOficial) April 3, 2024
“Quando a gente tem uma missão de vida a gente não desiste de lutar. Tentaram calar a minha irmã, mas a gente ressurgiu, ressignificou e refloresceu esse lugar. Eu estou em casa no PT porque eu defendo a luta popular, eu defendo a democracia e, acima de tudo, eu luto coletivamente e não individualmente. Tenho muita honra de estar junto desse time que está aqui”, declarou Anielle, pouco antes de ter a ficha de filiação assinada por Lula.
Ao falar do seu orgulho por estar no PT e assumir que sempre foi petista, Anielle salientou que faz política com afeto e de forma coletiva.
“A política precisa entender e aceitar os nossos corpos da maneira que nós somos. Eu não chego neste lugar sozinha, pelo contrário, a gente chega muito bem organizadas”, ressaltou.
Em suas redes ela postou fotos da filiação junto com o presidente Lula e enfatizou que chega ao PT para somar na defesa da classe trabalhadora, da democracia e do direito à vida.
Bom dia! Hoje é um grande dia, em que oficializo minha filiação ao Partido dos Trabalhadores. Seguindo uma trajetória de luta, esperança e muita vontade de construir coletivamente, chego ao PT para somar na defesa da classe trabalhadora brasileira, da democracia e do direito à…
— Anielle Franco (@aniellefranco) April 2, 2024
Hoje uma estrela brilha mais forte! Muito feliz e emocionada de estar oficialmente filiada ao maior partido de esquerda da América Latina! ✊🏾🌟❤️
🎥 @raullsantiago pic.twitter.com/qNZOUbH9L0
— Anielle Franco (@aniellefranco) April 2, 2024
A gente fez o L pra isso 🤩🥰
📸 Ricardo Stuckert pic.twitter.com/rr79J5SGXk
— Anielle Franco (@aniellefranco) April 3, 2024
A presidenta Gleisi manifestou no Instagram a alegria por ter Anielle nas fileiras do PT, “uma mulher determinada, forte, militante e sensível a causas tão importantes como classe, raça, gênero e que faz um trabalho excepcional como ministra da Igualdade Racial! Estou animada por contar com mais esse reforço de peso na nossa luta por justiça social. Conte comigo e seja bem-vinda!”, exaltou Gleisi.
Professor de Anielle no ensino médio, o presidente da Embratur Marcelo Freixo postou em seu perfil na rede X que conheceu Marielle Franco por meio da Anielle. “Sem dúvidas um dia muito importante para o partido. Vamos juntos trabalhar com atenção e esforço por um Rio e um Brasil melhores”, escreveu.
O circo voador, no coração da Lapa, foi palco do ato de filiação da nossa ministra da Igualdade Racial, @aniellefranco, ao Partido dos Trabalhadores – @ptbrasil.
Uma pessoa pela qual tenho um carinho super especial. Ani foi minha aluna no 1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio. Foi por… pic.twitter.com/bJN1NnKRhR
— Marcelo Freixo (@MarceloFreixo) April 3, 2024
A deputada federal Benedita da Silva (PT-RJ) também postou fotos do evento de filiação em suas redes e deu boas vindas a Aniele. “Uma nova estrela brilhando no partido que é das trabalhadoras. Que a sua trajetória no PT seja como é toda a sua história, potente e marcante”.
Uma nova estrela brilhando no partido que é DAS TRABALHADORAS!⭐
Seja muito bem-vinda, @aniellefranco. Que a sua trajetória no @ptbrasil seja como é toda a sua história: potente e marcante. ♥️ pic.twitter.com/TFBzskeSE7
— Benedita da Silva (@dasilvabenedita) April 3, 2024
Da Redação