Tributo a David Capistrano vai homenagear legado de lutas pela saúde pública
David faleceu no dia 10 de novembro de 200, após uma cirurgia para transplante de fígado. O presidente nacional do Partido dos Trabalhadores, Rui Falcão, participará da homenagem, que acontecerá no dia 10 de novembro
Publicado em
Amigos de David Capistrano da Costa Filho vão realizar, no dia 10 de novembro, um ato em homenagem ao companheiro. O presidente nacional do Partido dos Trabalhadores, Rui Falcão, participará da homenagem.
O evento acontecerá na Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, no auditório João Yunes, na avenida Dr. Arnaldo 715, a partir das 19h30.
David faleceu no dia 10 de novembro de 200, após uma cirurgia para transplante de fígado.
Ele participou do movimento secundarista e universitário. David se formou na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro e esteve sempre presente na primeira linha da resistência estudantil e popular contra a ditadura militar. Ele foi várias vezes preso e torturado por seu ativismo e filiação ao Partido Comunista Brasileiro.
Em 1986, passou a fazer parte do Partido dos Trabalhadores, que emergia como o principal instrumento da classe operária e do povo brasileiro durante a redemocratização.
David foi secretário de Saúde em Bauru (1983-1985) e Santos (1989-1992), cidade da qual seria eleito prefeito em 1992, sucedendo sua companheira de partido, Telma de Souza.
Ele teve participação decisiva para a formulação teórica do Sistema Único de Saúde e a inclusão do texto na Constituição de 1988.
Membro do Diretório Nacional do PT por vários anos, contribuiu fortemente para debates e ações que levariam à consolidação da legenda como alternativa de poder.
Da Redação da Agência PT de Notícias