Acordos entre Brasil e Espanha fortalecem produção e empregos no país

Pactos entre os países envolvem os ministérios do Trabalho, Educação e Ciência, Tecnologia e Inovação; Confira os acordos firmados

Ricardo Stuckert

Presidentes Lula e Pedro Sánches assinam três acordos entre Brasil e Espanha. Foto: Ricardo Stuckert

Na lista de prioridades para o Brasil e a Espanha, acordos que envolvem os ministérios do Trabalho, Educação e Ciência, Tecnologia e Inovação foram assinados nesta quarta-feira, 26, pelos presidentes Lula e Pedro Sánches em uma cerimônia, realizada em Madri.

Durante a solenidade, o presidente Lula ressaltou que está de volta e que existe uma obsessão no Brasil de fazer a economia voltar a crescer. Ele afirmou que somente desta maneira é possível gerar emprego, renda e acabar com a vulnerabilidade alimentar no país. O Brasil retornou ao Mapa da Fome no governo de Bolsonaro, afetando mais de 33 milhões de brasileiros e brasileiras.

“Nós estamos de volta para dizer para a Espanha, para os trabalhadores espanhóis e para os empresários espanhóis que nós queremos construir parcerias. Nós queremos construir com a Espanha uma parceria mais importante ainda. Nós contamos com a Espanha. Estou de volta. O Brasil está de volta. E nós vamos trabalhar juntos para tentar melhorar os nossos países e tentar mudar, um pouco, o mundo”.

Lula também falou sobre a Amazônia e a sua biodiversidade, e disse que o Brasil não quer transformar a Amazônia num santuário da humanidade. “O que nós queremos é transformar aquele território que é soberano do Brasil num centro de pesquisa para que os pesquisadores do mundo inteiro possam participar de pesquisar a riqueza da nossa biodiversidade e ver, se da riqueza da biodiversidade, a gente pode extrair produtos para a indústria de fármacos, para a indústria de cosméticos, para gerar emprego para 25 milhões de pessoas que moram lá”.

Leia mais: Lula convida espanhóis a investir no Brasil: “Oportunidades extraordinárias”

Reforma trabalhista

Entre os objetivos centrais que constam no acordo entre os ministérios do Trabalho, está previsto um intercâmbio de informações sobre a reforma trabalhista na Espanha, onde houve uma melhora nas condições de vida dos trabalhadores de aplicativos.

A ideia é fomentar a troca de melhores práticas, posicionar questões do trabalho no centro das estratégias nacionais de desenvolvimento econômico e social e socioambiental e dar ênfase ao protagonismo das organizações de trabalhadores e empregadores por meio do diálogo social, com foco na superação das diversas expressões de desigualdade.

O documento prevê ainda mecanismos de cooperação para o aumento da produtividade em pequenas e médias empresas, e de apoio das reformas sindicais para ampliar a filiação e a representatividade das entidades.

Leia também: Lula sanciona Novo Pronampe e fortalece crédito para micro e pequenas empresas

Educação

No acordo entre os ministérios da Educação, os países firmaram uma cooperação no ensino universitário com parceria entre o MEC e o Ministério de Universidades do Reino da Espanha.

“O Brasil está de volta, a gente vai recuperar o que nós já tínhamos construído, a gente vai voltar a investir muito na educação, a gente vai investir no ensino fundamental, a gente vai investir na escola de tempo integral, a gente vai investir nas universidades, a gente vai investir em pesquisa, a gente vai cuidar da questão do clima com responsabilidade. Nós assumimos o compromisso de, até 2030, chegar a desmatamento zero na Amazônia. E eu estou aqui na Espanha hoje para dizer ao presidente Pedro Sánchez que o Brasil está totalmente de volta ao cenário político internacional”.

Acesse os documentos com os acordos, na íntegra, podem ser acessados aqui.

Confira, abaixo, a declaração de cada presidente à imprensa:

Ouça o boletim da Rádio PT sobre os acordos firmados entre Brasil e Espanha:

Da Redação, com informações do Ministério das Relações Exteriores e Brasil de Fato