Alexandre Padilha será o titular da Secretaria de Relações Institucionais

No terceiro governo Lula, o deputado federal reeleito pelo PT-SP retorna à pasta que cuidará da relação política com as instituições do país

Sérgio Lima

Foto: Sérgio Lima

O deputado federal reeleito em 2022 pelo PT-SP, Alexandre Padilha, será o ministro da Secretaria de Relações Institucionais de Lula.

Padilha é médico infectologista e iniciou a sua militância política no movimento estudantil nos anos 90 quando se filiou ao PT. Em 2004, no primeiro Governo Lula, ele foi diretor de Saúde Indígena da Funasa. Em 2005 foi nomeado para a Secretaria de Relações Institucionais (SAF) onde permaneceu até o final do segundo mandato de Lula em 2010.

De 2011 a 2014, no primeiro mandato da presidenta Dilma, ele assumiu o Ministério da Saúde, onde se destacou como o principal responsável pela implantação do Programa Mais Médicos, entre outras ações relevantes para a saúde pública do país.

Em 2016, Padilha assumiu o cargo de secretário municipal de Saúde da cidade de São Paulo na gestão petista de Fernando Haddad. Nas eleições gerais de 2018, Padilha foi eleito deputado federal pelo PT de São Paulo, sendo reeleito para o cargo nas eleições deste ano.

No terceiro mandato de Lula na Presidência da República, Alexandre Padilha, reconhecido pela sua experiência e habilidade como articulador político sempre propenso ao diálogo, retorna à pasta que terá como uma de suas missões o resgate da relação republicana e democrática com as entidades e instituições públicas e privadas do país.

Da Redação

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast