Ameças contra ministro do STF serão investigadas, diz Paulo Pimenta

Segundo o deputado, esses ataques são “claramente” uma tentativa de intimidar o ministro Teori Zavascki

Câmara

Paulo Pimenta, líder do PT na Câmara

O deputado Paulo Pimenta (PT-RS) disse em plenário nesta quarta-feira (23), que o grupo de pessoas que ameaçou o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Teori Zavascki, por meio das redes sociais e em frente a sua residência serão investigados. Os ataques aconteceram após o ministro decidir que a investigação contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na Operação Lava Jato deve ser enviada, pelo juiz Sergio Moro, ao STF.

Segundo Pimenta, uma ação conjunta entre Ministério da Justiça, Gabinete de Segurança Institucional e Segurança do Supremo Tribunal Federal vai investigar os autores dos crimes de incitação e coação ao trabalho do ministro. “Essas ameaças são claramente uma tentativa de coação e intimidação ao ministro Teori. As manifestações não aconteceram só em Brasília. A casa de sua família em Porto Alegre também foi alvo de um movimento agressivo”, disse o deputado petista.

De acordo com Paulo Pimenta, todas as manifestações tinham caráter intimidatório e agressivos. “Não restam dúvidas que trata-se de um fato novo, que não temos registro no Brasil no período recente, e talvez não tenhamos no mundo uma situação semelhante, onde o ministro da Suprema Corte sofre esse tipo de agressão por uma decisão que tenha adotado”, completou.

Ainda na quarta-feira, o ministro da Justiça, Eugênio Aragão, por meio de nota, colocou à disposição do Supremo o reforço da segurança institucional e pessoal de seus ministros. O texto diz que essa decisão foi tomada em razão da perturbação do sossego e da necessidade de garantir a integridade física e moral dos ministros, além de afastar tentativa de intimidação.

O ministro da Justiça determinou também que fossem investigadas as instigações e ameaças aos magistrados, tanto em manifestações públicas ao redor de suas residências como em redes sociais.

“O Ministério da Justiça zelará por que o momento de tensão política não dê lugar a atos de violência e intolerância contra quem quer que seja”, finalizou.

Da Redação da Agência PT

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast