Ao contrário do que mente Aécio, Dilma entregou 16 hidrovias

Das 57 obras previstas no PAC 2, 34 já saíram do papel: 16 foram entregues e as outras estão em fase de execução ou conclusão

No debate de domingo (19), na TV Record, Aécio Neves (PSDB) mentiu ao dizer que as hidrovias anunciadas pelo governo da presidenta Dilma Rousseff (PT) “estão todas no papel”. A verdade é que das 57 obras previstas pela segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), 34 já saíram do papel, 16 delas estão prontas e as outras dezoito, em fase de execução ou conclusão.

Somente em 2014, o governo federal investiu mais de R$ 95 milhões nas 16 obras entregues, entre criação e expansão de terminais hidroviários. O estado mais beneficiado foi o Amazonas, com 14 das obras concluídas. A região é privilegiada com a maior bacia hidrográfica do mundo, com mais de quatro milhões de quilômetros quadrados de rios navegáveis, em território nacional.

Os rios são as principais rotas de entrada e saída de pessoas e mercadorias para os municípios do interior do estado. Nos últimos quatro anos, treze cidades receberam novos portos e a previsão é que até o final deste ano, o governo federal, em parceira com os governos locais, entregue mais 23 terminais.

Os outros dois terminais hidroviários entregues estão no Pará e beneficiam os municípios de Augusto Correa e Monte Alegre e facilitam a vida de quem utiliza o transporte hidroviário, dando mais conforto e segurança. Além de incrementar o turismo, as novas hidrovias já atraem investimentos, com a facilitação do escoamento da produção e melhorias no transporte.

Atualmente, os oito terminais hidroviários em obra têm previsão de conclusão para 2015 e irão beneficiar os estados do São Paulo, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Amazonas e Pará. O andamento das obras do PAC 2 podem ser acompanhadas pelo site: www.pac.gov.br

Por Flávia Umpierre, da Agência PT de Notícias.

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast