Aumento ao Judiciário custará mais que Luz Para Todos e MCMV

Senadores aprovaram de surpresa um reajuste que custará quase 2 bilhões por ano aos cofres públicos. Enquanto isso, povo sofre com desemprego e pobreza

EBC

Ministros do STF

Por 41 votos contra 16, o Senado aprovou na noite desta quarta-feira (7)  um aumento de 16,3% aos ministros do STF e procuradores. A partir de 2019, eles passarão a ganhar R$ 39,3 mil por mês, caso Temer aprove a lei como está. Enquanto isso, o povo sofre com a crise e as ameaças do futuro governo Bolsonaro.

Para a senadora Gleisi Hoffmann, o reajuste é uma enorme ofensa ao povo, que amarga o desemprego e aumento da pobreza. O número de brasileiros sem trabalho passa dos 13 milhões, e o salário mínimo cresce abaixo da inflação pelo segundo ano consecutivo. “As pessoas que têm proteção, que têm emprego, que têm condições legislam em causa própria em detrimento da população, em detrimento do povo. Em nome do povo brasileiro, nós não podemos votar isso.”, disse.

Como esse reajuste tem efeito cascata sobre todos os 16 mil juízes e membros do MP do país, deve gerar prejuízo anual de 1,7 bilhão aos cofres públicos, segundo divulgado pela Consultoria de Orçamento do Senado. O impacto para os estados é ainda mais assustador, podendo chegar a 6 bilhões.

Esse dinheiro é igual ao orçamento que Temer aprovou para o Luz Para Todos e o Minha Casa Minha Vida, conforme apontou o Buzzfeed News. Também é maior que o orçamento do Capes e do CNPQ para o ano.

Da Redação Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast