Carta da Comissão Executiva Nacional do PT ao governo cubano

A CEN agradece a Cuba por todo o tratamento dispensado ao Presidente Lula em seu período de quarentena no país.

22 de janeiro de 2021.

Excelentíssimos Senhores
Raúl Modesto Castro Ruz
Miguel Mario Díaz-CanelBermúdez, Presidente
Manuel Marrero Cruz, Primeiro Ministro
Bruno Eduardo Rodríguez Parrilla, Ministro das Relações Exteriores
República de Cuba

Prezados senhores,

Nós, integrantes da Comissão Executiva Nacional do Partido dos Trabalhadores, temos a honra de nos dirigirmos a V. Exas.  para agradecer toda a atenção e cuidado concedidos ao nosso querido Presidente Lula durante sua estadia em seu país, nossa estimada República de Cuba.

Enviamos um especial agradecimento pelos cuidados médicos dispensados a Lula e a toda a delegação que o acompanhava, após o diagnóstico positivo para Covid-19, no dia 26 de dezembro, e o exemplar tratamento com o qual ele pode contar durante a viagem.

O sistema público de saúde cubana mostrou mais uma vez sua eficiência, e toda a delegação retornou ao Brasil plenamente recuperada e em condições de seguir com suas atividades, ainda restritas em nosso país devido às condições sanitárias locais, altamente negligenciadas por nosso governo federal.

O sistema público de saúde cubano, sua universalidade e a gratuidade, deve ser um exemplo para seu equivalente brasileiro, e devemos igualmente evoluir em nossa capacidade de pesquisa interna, tão necessária para o desenvolvimento de nossas nações.

Graças às pesquisas altamente evoluídas na área da saúde, Cuba foi capaz de desenvolver vacinas próprias e agora está trabalhando em uma contra o Covid-19.

Parabenizamos o governo e o povo cubanos por estas e outras ações e desejamos continuar nossas relações bilaterais em busca de um mundo mais humano e igualitário.

Recebam, excelentíssimos senhores, nossas expressões da mais alta estima e consideração.

Comissão Executiva Nacional
Partido dos Trabalhadores
Brasil

PT Cast