PIE: “A legalidade da vitória de Bolsonaro está sob uma sombra de dúvida razoável”

Confira a nota do Partido da Esquerda Europeia

O Partido da Esquerda Europeia denunciou em inúmeras ocasiões como, sob o pretexto da luta anticorrupção, a direita latino-americana com seus aliados nos Estados Unidos e na União Européia arquitetou a derrubada dos governos de esquerda legitimamente eleitos. Por essa razão, não nos surpreendemos com as recentes revelações jornalísticas que apontam que o ex-juiz Sergio Moro teria sido o coordenador de um imenso aparato de operações ilegais para condenar o ex-presidente do Brasil, Lula da Silva, e assim evitar que fosse candidato do Partido dos Trabalhadores nas últimas recente nas eleições presidenciais.

As eleições, como sabemos, foram vencidas pelo candidato de extrema-direita Jair Bolsonaro. O fato do juiz Sergio Moro ter sido nomeado por Bolsonaro como seu Ministro da Justiça só pode ser descrito como um reconhecimento descarado e perverso da inestimável ajuda que Moro lhe prestou para que ele pudesse chegar à presidência.

Essa judicialização da política é o mecanismo para tornar efetivos os “golpes suaves” para por fim aos governos progressistas e colocar em seu lugar de maneira evidentemente ilegal os governantes afins com as políticas socioeconômicas do capitalismo. Enfatizamos o “ilegal”, porque certamente Lula da Silva teria vencido as eleições se não tivesse sido processado e condenado com manobras escuras, trapaceiras e maquiavélicas. A legalidade da vitória de Bolsonaro está sob uma sombra de dúvida razoável.

O Partido da Esquerda Europeia exige:

1. A libertação de Lula da Silva de todas as acusações pelas quais ele foi condenado ilegalmente e a restauração pública de sua honra.
2. Que o sistema judicial cumpra com seu trabalho legítimo e abra uma ampla investigação a todas as pessoas e organizações que supostamente elaboraram todo essa trama mafioso que deixou o povo brasileiro sem opções para eleger Lula como presidente do país.
3. Que todos os culpados sejam condenados, incluindo os beneficiários máximos do uso infame do aparelho judicial do Estado.
4. Que seja levada em conta a possibilidade de realizar novas eleições o quanto antes dentro do quadro da legalidade democrática.

O Partido da Esquerda Europeia dá todo o seu apoio ao Partido dos Trabalhadores do Brasil nesta batalha pela verdadeira justiça. Esse apoio é estendido ao nosso camarada Lula da Silva, um companheiro de luta por uma sociedade igualitária e democrática de quem nunca duvidamos.

Somos todos Lula!
A verdade prevalecerá!

Bruxelas, 11/06/2019

PT Cast