Apoio às lutas populares na Guatemala

Manifestamos nosso incondicional apoio ao povo e aos partidos amigos da Guatemala em suas lutas democráticas por melhores condições econômicas e sociais ante o descaso que sofre há décadas por…

Manifestamos nosso incondicional apoio ao povo e aos partidos amigos da Guatemala em suas lutas democráticas por melhores condições econômicas e sociais ante o descaso que sofre há décadas por parte do governo.

A situação geral da população, extremamente afligida pela negligência e o abandono governamentais, encontra-se profundamente agravada com a pandemia de Covid-19 assolando o país e a inação do governo para combatê-la.

Recordamos em especial o menosprezo com que são tratados os povos indígenas, maioria da população, e o abandono geral dos cuidados básicos com saúde e educação, um processo levado a cabo pelos sucessivos governos de direita.

Denunciamos os políticos que se manifestam de forma desrespeitosa contra guatemaltecas e guatemaltecos que lutam por condições mínimas para uma vida socialmente justa, acesso aos serviços básicos e um tratamento digno por parte de seus governantes.

Enviamos toda nossa solidariedade a nossas amigas e amigos na Guatemala e a todo o povo do país neste momento de lutas e esperamos uma saída rápida e democrática para as dificuldades que corajosamente enfrentam.

Romenio Pereira
Secretário de Relações Internacionais

03 de dezembro de 2020.

PT Cast