Apoio e solidariedade ao governo de Alberto Fernández

O PT manifesta seu apoio incondicional ao presidente argentino, Alberto Fernández, e o governador da província de Buenos Aires, Axel Kiciloff, alvos de um protesto de policiais.

Página 12

Exemplo para o Brasil – Alberto Fernández viu aprovado na Câmara o projeto que taxa as grandes fortunas para o enfrentamento da crise fiscal.

O Partido dos Trabalhadores (PT) manifesta seu apoio incondicional ao presidente argentino, Alberto Fernández, e o governador da província de Buenos Aires, Axel Kiciloff, alvos de um protesto de policiais da mesma província.

Esta ação ocorre num momento difícil para toda a sociedade argentina, que tenta se recuperar do desastroso governo anterior de Mauricio Macri, sob um cenário ainda mais problemático da pandemia de Covid-19.

Macri, vinculado à elite e ao grande capital, deixou o país no verdadeiro caos econômico e social após falsas promessas de que resolveria todos os supostos problemas deixados pelo governo de Cristina Fernández de Kirchner. Porém, além de não cumprir essa promessa, levou o país a uma situação totalmente calamitosa.

Na tentativa de recuperação organizada pelo atual governo de Alberto Fernández, a Argentina já conseguiu o êxito de reestruturar 99% de sua dívida e vinha obtendo apoio para implementar diversas mudanças, priorizando, entre outros, o combate à fome e à pobreza que assolava milhares de pessoas.

No caso deste protesto, apesar do governador ter aceito parte das reivindicações, os policiais decidiram mesmo assim iniciá-lo, cercando inclusive a residência oficial do presidente, a Quinta dos Olivos, e lançando contra ela um coquetel molotov. Causa estranheza o fato de o presidente não ser o responsável pelas negociações, mas sim o governador. Igualmente preocupante é o apoio do agora opositor Macri e seu partido de direita, Proposta Republicana, às ações dos grevistas.

Estes fatos somados trazem à tona o fantasma do último golpe militar sofrido no país na década de 1970, uma memória ainda muito presente em seu povo. É também uma demonstração de como a direita não aceita um governo popular, democrático, que pensa na soberania e na independência de sua nação.

Não podemos aceitar esta situação sob qualquer hipótese e a população argentina, ciente disso, já manifestou seu apoio ao governo.

O PT se une a todas as vozes que lutam pela verdade e a justiça, manifestando seu repúdio a toda e qualquer tentativa de desestabilização de um governo democraticamente eleito.

Romenio Pereira
Secretário de Relações Internacionais

10 de setembro de 2020.

PT Cast