Carta a Embaixada do Reino Unido em defesa de Julian Assange

O PT manifesta sua preocupação ante a situação de Julian Assange, que sofre um processo junto à justiça britânica para ser extraditado para os EUA.

Brasília, 10 de dezembro de 2020.

Exmo. Sr.
Francis Vijay Narasimhan Rangarajan
Embaixador em Brasília do
Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte

Exmo. Sr. Embaixador,

Por meio desta carta, vimos mui respeitosamente à sua presença manifestar nossa preocupação sobre a situação de Julian Assange, que sofre um processo junto à justiça britânica para ser extraditado para os Estados Unidos da América (EUA) por causa do caso que ficou mundialmente conhecido como WikiLeaks.

No dia de hoje, 10 de dezembro de 2020, o mundo celebra 72 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, quando os países membros da Organização das Nações Unidas ratificaram o tratado que a estabelecia em 1948.

Um marco na história da humanidade por sua linguagem universalista, a Declaração preconiza, entre seus diversos artigos, a dignidade do indivíduo e seu direito à liberdade de expressão, normas que esperamos ver respeitadas por todos os países democráticos modernos.

Julian Assange encontra-se em solo britânico sob condições que poderiam ser consideradas insalubres. Em 2012 foi forçado a um asilo na Embaixada da República do Equador em Londres, após ter seu direito a um salvo-conduto negado pelo governo britânico. Em 2019, foi oficialmente preso pelo polícia local, já com uma saúde altamente debilitado pelos anos anteriores em reclusão.

Agora vemos a retomada do julgamento de Assange pela justiça do Reino Unido para avaliar o pedido de extradição dos EUA, para ser julgado em seu território, onde sofre 18 acusações que poderiam levá-lo a 175 anos de prisão. Esta situação apresenta-se como um verdadeiro atentado a sua dignidade como ser humano e um risco de vida inerente devido a seu estado clínico.

Além disso, muito se debate sobre o fato deste processo ferir o direito à liberdade de imprensa, um ato igualmente censurável. Devemos recordar que o WikiLeaks mostrou a violação da lei internacional e da soberania de vários países por parte do governo estadunidense. Ou seja, Assange está sendo julgado por exercer seu direito, como jornalista, de circular uma informação pública, mas que fere os interesses dos EUA.

Ante todo o exposto, o Partido dos Trabalhadores vem, respeitosamente, expressar sua pronta indignação contra a situação de Julian Assange e defender sua imediata libertação, bem como lhe seja providenciado o devido acompanhamento médico, garantindo sua plena integridade física e mental.

Sem mais para o momento, receba, Senhor Embaixador, nossos votos da mais alta estima e consideração.


Gleisi Hoffmann
Presidenta Nacional

Romenio Pereira
Secretário de Relações Internacionais

 

PT Cast