Comitê Popular de Luta dos Petroleiros será lançado nesta quinta, no RJ

Lançado pela Federação Única dos Petroleiros (FUP), o Comitê terá o papel de intensificar a luta contra as privatizações no Sistema Petrobras

Nesta quinta-feira (9), a Federação Única dos Petroleiros (FUP) realiza em sua sede, no Rio de Janeiro, o lançamento nacional do Comitê Popular de Luta dos Petroleiros. No evento estarão presentes dirigentes da FUP,  o senador e presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Petrobras, Jean Paul Prates (PT/RN) e José Maria Rangel, coordenador nacional do Setorial de Energia do Partido dos Trabalhadores e pré-candidato à deputado federal pelo PT do Rio de Janeiro.

“Para derrotar o governo fascista de Bolsonaro, intensificar a luta contra as privatizações no Sistema Petrobras e retomar a transformação popular e democrática do país, precisamos criar um forte e organizado movimento de debate com toda a população”, afirma o coordenador geral da FUP, Deyvid Bacelar. 

O objetivo do Comitê é estabelecer diálogos com a população, através de trabalho de conscientização da importância da retomada da soberania nacional e reconstrução do Brasil. Assim como, eleger parlamentares que sustentem a transformação que o país precisa. As principais pautas defendidas pela categoria são preços justos para os combustíveis e a retomada dos investimentos da Petrobras no Brasil, com geração de emprego e renda.

Cientes de que a organização dos Comitês Populares também tem o objetivo de alavancar um processo político de formação de base, os sindicatos da FUP irão lançar Comitês Populares de Luta da categoria em nível estadual e municipal. 

Em Minas Gerais, o Sindicato dos Petroleiros lançou seu Comitê em meados de abril. “É muito importante que haja engajamento da base nessa campanha eleitoral que pode definir o futuro da nossa categoria. Derrotar Bolsonaro nas redes e nas ruas é tarefa histórica de todos nós para interromper esse processo de destruição da Petrobras. Não se trata só de eleger Lula, mas também de retomar a organização popular de base”, afirmou Felipe Pinheiro, diretor do Sindipetro/MG. 

Da Redação/Comitê Popular de Luta, com FUP

PT Cast