Comunicado em defesa da democracia na Bolívia

O Partido dos Trabalhadores (PT) manifesta sua profunda indignação pelo ataque realizado contra o local onde estava Luis Arce, em 6 de novembro.

O Partido dos Trabalhadores (PT) manifesta sua profunda indignação pelo ataque realizado contra o local onde funcionava o centro da campanha do Presidente eleito da Bolívia, Luis Arce, quando este lá se encontrava em uma reunião.

O ataque, realizado com dinamite, ocorre no momento em que grupos de direita fazem manifestações pelo país em repúdio ao resultado eleitoral, que deu a vitória ao binômio Luis Arce e David Choquehuanca, do Movimento ao Socialismo (MAS-IPSP).

Outro ato contrário ao resultado eleitoral é a greve de dois dias na região de Santa Cruz, reduto da direita e de um dos candidatos derrotados, Luis Fernando Camacho, mas, neste caso, a adesão não foi total, com vários grupos, principalmente da área rural, rejeitando este movimento.

A eleição do dia 18 de outubro foi um exemplo de manifestação popular e democrática, considerada legítima por todas as autoridades internacionais presentes e corroborada por toda a comunidade internacional, tendo sido igualmente reconhecida pela Organização das Nações Unidas e pela Organização de Estados Americanos. É importante recordar que esta última foi uma das responsáveis pela concretização do golpe contra Evo Morales no ano passado.

Uma vez mais, vemos ocorrer na Bolívia uma tentativa da direita de chegar ao poder utilizando-se de meios ilegais e golpistas, uma vez que pela via democrática está comprovado que não conseguirá.

Este é o mesmo movimento que temos visto ocorrer em toda América Latina desde o fim da década passada.

O PT rechaça toda e qualquer forma de manifestação antidemocrática e não aceitará que o Estado Plurinacional da Bolívia seja novamente vítima de um golpe. Apoiamos sem restrições os companheiros e companheiras do MAS-IPSP, um partido irmão, e seus candidatos eleitos.

Seguiremos juntos em defesa da democracia, rumo a uma América Latina de paz e solidariedade.

06 de novembro de 2020.

Gleisi Hoffmann
Presidenta Nacional

Romenio Pereira
Secretário de Relações Internacionais

 

PT Cast