Denúncia contra a perseguição política no Equador

A Secretaria de Relações Internacionais do PT denuncia a judicialização da política no Equador.

Expressamos nosso rechaço à judicialização da política no Equador e a consequente perseguição contra companheiros e companheiras do Movimento Revolução Cidadã (RC).

O uso de meios judiciais para influenciar a política se tornou uma prática viciosa nos países de nossa região. No mais recente exemplo desta prática, a justiça equatoriana retomou as ações judiciais contra Paola Pabón, governadora de Pichincha, Christian González, membro da Coordenação Nacional do RC, e Virgilio Hernández.

Tais ações, baseadas em falsas acusações e fatos que já foram desmentidos por provas técnicas, acontece num momento de fortes questionamentos contra a política de Lenin Moreno e de lutas democráticas e sociais no Equador, na tentativa de evitar o retorno da RC, seus militantes e de Rafael Correa à vida política do país.

Denunciamos estes movimentos do governo Moreno e os órgãos judiciais equatorianos.

A vontade do povo deve ser soberana para escolher seus representantes e governantes, e o povo equatoriano deve ter este direito garantido, sem interferência dos atuais poderes que controlam seu país de forma antidemocrática.

 

Romênio Pereira
Secretário de Relações Internacionais

6 de agosto de 2020.

 

PT Cast