Humberto Costa se reúne com embaixador japonês em Brasília

Secretário de Relações Internacionais do PT se encontra com Yasushi Noguchi, embaixador do Japão no Brasil, para debater temas importantes e fortalecer parcerias entre os países

Roberto Stuckert

Senador Humberto Costa, secretário de Relações Internacionais do PT, com Yasushi Noguchio, embaixador do Japão no Brasil

O secretário de Relações Internacionais do Partido dos Trabalhadores (PT), senador Humberto Costa (PE), participou de uma reunião com o embaixador do Japão no Brasil, Yasushi Noguchi, nessa terça-feira (7). Durante o encontro, eles trataram da pauta econômica e de investimentos bilaterais do interesse dos dois povos amigos.

Na reunião, o embaixador japonês destacou a operação de empresas japonesas no Brasil e sua relevância estratégica para a economia nacional.

Humberto Costa relembrou a implementação, em Pernambuco, da Empresa Brasileiras de Hemodderivados e Biotecnologia, a Hemobrás, estatal com capital 100% nacional, durante sua gestão como ministro da Saúde (2003-2005), no primeiro governo Lula, quando a empresa foi defendida por ele como um pilar para o crescimento da região Nordeste.

Segundo o senador e titular da SRI-PT, a previsão é de que a Hemobrás alcance 100% de produção nacional e autossuficiência até 2028.

Durante o encontro, também foi reafirmada a importância da parceria entre o governo brasileiro e as empresas japonesas para o desenvolvimento agrícola, tecnológico e industrial.

Princípios da política externa brasileira, pautados na Constituição Federal

Na reunião, Humberto Costa detalhou que, embora diferentes governos deem pesos distintos, a atual gestão segue rigorosamente os princípios constitucionais, na defesa intransigente da soberania nacional e do direito de autogoverno dos povos.

O secretário de Relações Internacionais do PT também reafirmou ao embaixador do Japão que o Brasil se posiciona como um mediador e defensor da paz global e destacou a retomada do protagonismo brasileiro no cenário externo, marca presente desde o primeiro mandato do presidente Lula.

Multilateralismo e reforma das instituições

A respeito da defesa da Organização das Nações Unidas (ONU), Humberto reafirmou que o Brasil mantém-se como defensor da instituição, mas aponta o seu desgaste como foro de multilateralismo global. E expôs que o país deseja a reforma do seu Conselho de Segurança, pois o Brasil é crítico do que se denomina um “pequeno grupo no centro” e com poder de veto, que impede a eficácia de decisões sobre temas globais urgentes.

Ainda durante a reunião, foram abordadas a expansão do BRICS e a busca por um mundo multipolar, vistos como ferramentas essenciais contra a hegemonia unilateral. Outro tema do encontro foi o andamento da implementação do Acordo Mercosul-União Europeia, além de parcerias com outros blocos e países.

Bandeiras sociais e soberania econômica

Com relação ao tema do combate à fome e à desigualdade, Humberto Costa enfatizou que o PT reforça seu compromisso com campanhas mundiais para redução das disparidades sociais.

Sobre o enfrentamento do Brasil às medidas protecionistas, como o tarifaço imposto pelo governo dos Estados Unidos, foi citado o histórico de coerência do presidente Lula, que priorizou a economia brasileira e conseguiu avançar positivamente nas negociações entre os dois países.

Conexão cultural e diplomática

No encontro foi celebrado o fato de o Brasil abrigar a maior população de origem japonesa fora do Japão, o que solidifica os laços de confiança e a parceria histórica entre as duas nações.

SRI-PT