Partido dos Trabalhadores: Nota contra a repressão ao povo do Equador

Site do PT

Nota da Comissão Executiva Nacional do PT

O Partido dos Trabalhadores manifesta sua preocupação ante a escalada de violência por parte do governo de Guillermo Lasso, do Equador, contra a população do país, que saiu às ruas para exigir uma ação mais consistente do governo contra o aumento do custo de vida e por mais medidas de alívio econômico, entre outras.

Em resposta, o governo do país respondeu com violência contra manifestantes, chegando a decretar estado de emergência em diversas províncias e toque de recolher na capital, Quito, limitando o direito à mobilização, associação e informação da população, e resultando em diversas detenções, pessoas feridas e desaparecidas, e algumas mortes.

Denunciamos a perseguição política a grupos políticos e movimentos sociais de esquerda e progressistas, que defendem os direitos da população. Em especial, denunciamos os ataques ao companheiro Rafael Correia e parlamentares da Revolução Cidadã.

Manifestamos toda nossa solidariedade ao povo equatoriano e defendemos seu direito à livre manifestação democrática por melhores condições de vida, num momento em que o mundo todo sofre com as consequências da pandemia de COVID-19, afetando gravemente as pessoas mais pobres.

Chamamos o governo a iniciar uma negociação imediata,  buscando a melhoria da difícil situação que vive o povo equatoriano, priorizando suas necessidades básicas e atacando problemas como  preço dos combustíveis, dívidas dos trabalhadores rurais com os bancos, inflação, entre outros. Também demandamos o fim da criminalização dos partidos e movimentos políticos e o respeito às manifestações democráticas.

Gleisi Hoffmann
Presidenta Nacional do PT