Nota sobre a condenação de líderes da extrema direita na Grécia

The communiqué is also available in English.

English below.

Queremos parabenizar a justiça grega pela condenação de líderes do partido Aurora Dourada pelo assassinato de um músico antifascista em 2013, ataques a imigrantes e a políticos de esquerda. Caminhamos com o povo grego, que foi às ruas pedir a condenação e a equiparação deste agrupamento político, de caráter abertamente neonazista, como organização criminosa.

No mundo atual, temos visto a ascensão de grupos políticos de extrema direita em diversos países, com a utilização de um discurso de liberdade democrática para defender posições antidemocráticas, nacionalistas e xenófobas. Pregam políticas contrárias ao direito e aos organismos internacionais. Negam a responsabilidade da ingerência externa em diversos países, uma das principais razões que levam ao movimento migratório mundial, juntamente com a exploração econômica que impede o desenvolvimento de diversas nações.

Não podemos permitir que discursos deste tipo deturpem as democracias atuais, utilizando-se de argumentos sem embasamento econômico e social.

O povo grego soube demonstrar sua força na luta pela democracia e contra o fascismo em seu país, impondo neste momento uma derrota às pessoas contrárias aos ideais de união entre os povos e nações.

Devemos seguir esse exemplo e manter viva nossa luta num momento em que a democracia brasileira está sob um forte ataque por parte de um governo que não respeita as instituições democráticas, ataca o meio ambiente e entrega nossas riquezas às nações estrangeiras, entre tantos outros atos de desrespeito contra nosso país e sua população.

Os povos do Brasil, da Grécia e de todo o mundo devem se unir neste momento em defesa da democracia, da justiça social e econômica, pelo multilateralismo e a preservação ambiental.

Romenio Pereira
Secretário de Relações Internacionais

08 de outubro de 2020.

___________________________________________________________________________________________________________

Communiqué on the condemnation of extreme right leaders in Greece

We want to congratulate Greek justice for the condemnation of leaders of the Golden Dawn party for the murder of an anti-fascist musician in 2013, attacks on immigrants and left-wing politicians. We rallied with the Greek people, who went to the streets to ask for the condemnation and equivalation of this political group, of an openly neo-Nazi character, as a criminal organization.

In the current world, we have seen the rise of extreme right-wing political groups in several countries, using a democratic freedom discourse to defend anti-democratic, nationalist and xenophobic positions. They preach policies contrary to international law and organizations. They deny the responsibility of foreign interference in several countries, one of the main reasons that lead to the worldwide migratory movement, together with the economic exploitation that makes difficult the development of several nations.

We cannot allow these kinds of speeches to distort current democracies, using arguments with no economic and social basis.

The Greek people were able to demonstrate their strength in the struggle for democracy and against fascism in their country, imposing at this moment a defeat on those contrary to the ideals of unity between peoples and nations.

We must follow this example and keep our struggle alive at a time when Brazilian democracy is under strong attack by a government that does not respect democratic institutions, attacks the environment and delivers our wealth to foreign nations, among many other acts of disrespect against our country and its citizens.

The peoples of Brazil, Greece and all over the world must now unite in defense of democracy, social and economic justice, multilateralism and environmental preservation.

Romenio Pereira
International Secretary