O PT lamenta o falecimento do companheiro José Ramón Balaguer

Lamentamos profundamente a perda do comandante e amigo José Ramón Balaguer, aos 90 anos, combatente histórico da Revolução Cubana e que serviu em vários cargos militares, diplomáticos, partidários e governamentais até 2019.

Em 1952, Balaguer aderiu à luta cedo a luta contra a ditadura e à Revolução Cubana,  para a qual dedicou toda sua vida. Em 1958 ingressou no Exército Rebelde como combatente e médico e após o triunfo da Revolução, ocupou vários cargos militares e na direção do Partido Comunista de Cuba (PCC). O comandante foi um leal amigo do PT e uma referência importantíssima para o Foro de São Paulo e a esquerda latino-americana e caribenha.

Balaguer foi um internacionalista exemplar e estava profundamente interessado nas lutas do povo brasileiro e de Nossa América. O PT envia seu abraço solidário a sua família e amigos, ao Partido Comunista de Cuba e ao povo cubano neste momento tão difícil.

Comandante Balaguer, presente!

Gleisi Hoffmann