PT no exterior: Novo núcleo na Espanha e recomposição na Alemanha

O PT está também organizado na Comunidade Valenciana (Espanha) e recompôs a coordenação do núcleo da Alemanha

Reunião com o partido espanhol POdemos (Comunidade Valenciana). Foto: Aurijane Ferreira Alvez

Espanha

A Secretaria de Relações Internacionais do PT segue trabalhando para dialogar com a comunidade brasileira no exterior e com seus filiados fora do Brasil. O resultado dessa política é a criação de novos núcleos, em 2023, sendo que  o primeiro novo núcleo é da Comunidade Valenciana no sudeste da Espanha, coordenado pela companheira Aurijane Ferreira Alves (Nany), e criado no dia 13 de janeiro de 2023.

Em 13 de janeiro de 2023, o novo núcleo já foi oficializado junto aos partidos amigos e do campo progressista: Em Comum – Podemos (Comunidade Valenciana) e o Compromiss. A SRI esteve presente por meio de vídeo conferência.

A partir da criação deste núcleo, o PT passa a ter 3 núcleos organizados em território espanhol: Madrid, Barcelona e Valencia.

Alemanha

O núcleo do PT Alemanha se reunião no dia 22 de janeiro de 2023 para iniciar seu processo de planejamento, antes, porém, foi concluido o processo de recomposição da coordenação do núcleo. Saíram os companheiros Jean Goldenbaum e Juana Lorena, responsaveis pela coordenação no periodo 2020-2022, e foram conduzidas por aclamação as companheiras: Miriam Casas (Coordenadora) e Rejane Stuntebeck (Secretaria) para o próximo ciclo (2023-2025).

A primeira iniciativa da nova gestão é dar andamento no planejamento e pautar o debate da criação de subnúcleos ou secretarias regionais de base para melhorar o diálogo com a comunidade brasileira na Alemanha. A SRI acompanhou este processo por meio de vídeo conferência.

Secretaria de Relações Internacionais/PT