Relembrando o golpe militar contra Salvador Allende

Neste 11 de setembro de 2020, relembramos o golpe de estado contra o governo de Salvador Allende e da Unidade Popular no Chile, o bombardeio ao Palácio de La Moneda,…

Neste 11 de setembro de 2020, relembramos o golpe de estado contra o governo de Salvador Allende e da Unidade Popular no Chile, o bombardeio ao Palácio de La Moneda, sede do governo do país, e o assassinato do presidente pelas forças militares.

Esta data se torna ainda mais importante no período que estamos vivendo na América Latina, com o recrudescimento dos ataques de forças de direita e de extrema direita a personalidades e partidos políticos de esquerda e progressistas, bem como a movimentos sociais e populares.

Mais do que nunca se faz necessária nossa união para defender a democracia em nossos países ante uma ameaça ainda presente em nossa memória. Devemos ser capazes de sustentar essa luta contra as forças antipopulares e antidemocráticas de nossa região e dar-lhes uma resposta coerente e justa, baseada nos devidos processos democráticos que são seu alvo.

Unimo-nos às vozes de todo o mundo que relembram esta data como exemplo de uma situação que não podemos mais permitir na América Latina.

 

Romenio Pereira
Secretário de Relações Internacionais

 

PT Cast