Repudiamos a perseguição política no Equador

O PT manifesta seu repúdio a suspensão do registro da “Fuerza Compromiso Social”, do Equador.

O Partido dos Trabalhadores repudia veementemente a suspensão do registro da “Fuerza Compromiso Social”, partido das companheiras e companheiros da “Revolución Ciudadana” e de Rafael Correa, impedindo-o de apresentar candidatos nas próximas eleições equatorianas de 2021.

Esta atitude configura uma fraude ao contrariar todas as decisões favoráveis ao partido dadas até o início de julho de 2020 pelo Conselho Nacional Eleitoral, órgão legalmente responsável por decisões deste caráter ante a lei do país. Fica evidente a pressão do governo de Lenin Moreno, através das autoridades de Estado, sobre o CNE, para este reverter as decisões anteriores tomadas desde 2016, utilizando-se da justiça do país para perpetrar uma perseguição política, em mais um exemplo de lawfare em nossa região.

Unidos à elite e aos grandes meios de comunicação locais, os poderes centrais equatorianos querem excluir Rafael Correa da vida política, seguindo o mesmo caminho que a elite e a grande mídia brasileiras fizeram a partir de 2013 para dar o golpe contra a presidenta Dilma Rousseff e tirar Lula da corrida presidencial de 2018, jogando o Brasil no caos político que vivemos agora.

O PT não aceita mais este movimento antidemocrático em nosso continente, que viola o Estado de Direito, e exige o respeito à vontade do povo equatoriano e a volta do país à legalidade.

Romênio Pereira
Secretário de Relações Internacionais