Romênio Pereira recebe contribuições dos Núcleos do PT no exterior ao Plano de Governo

Inúmeras rodadas de diálogos foram realizadas, no âmbito da SRI com as coordenações dos núcleos do PT no exterior e com a militância petista fora do Brasil

Télam

Romênio Pereira, secretário de Relações Exteriores do PT

Desde o lançamento do Plano de Reconstrução e Transformação do Brasil – Plano Brasil, em setembro de 2020, a Secretaria de Relações Internacionais (SRI) vem debatendo com os Núcleos do PT no exterior temas de relevância para as políticas públicas para brasileiros/as que trabalham, estudam e vivem no exterior.

As condições de vida da população brasileira na diáspora ganham centralidade nesse processo, perante o completo abandono pelo atual governo incompetente e genocida. Inúmeras rodadas de diálogos foram realizadas, no âmbito da SRI, com as coordenações dos núcleos do PT no exterior e, no âmbito dos Núcleos, com a militância petista fora do Brasil.

O resultado destes debates proporcionou um conjunto de propostas que foram sintetizadas e entregues ao Secretário Romênio Pereira no dia 29 de abril de 2022, durante o giro europeu da SRI pela Europa. O documento de trabalho foi encaminhado às lideranças do PT com vistas a inclusão do tema no programa de governo, lançando o debate no Partido para aprofundamento da pauta junto dos Núcleos.

A iniciativa coloca os direitos de cidadania da população brasileira no exterior no centro das políticas públicas e da atuação internacional de um futuro governo, marca de um projeto democrático, transformador de sociedade e do Estado a serviço das pessoas.

Secretaria de Relações Exteriores/PT