Saudação à Frente Ampla do Uruguai pelas eleições

As eleições departamentais ocorreram no último domingo, 27 de setembro.

Frente Amplio

No Uruguai, a Frente Ampla formada pelo campo progressista assegurou a ida de políticos da esquerda à Presidência da República.

Com grande prazer, cumprimentamos a Frente Ampla do Uruguai pelo resultado das eleições departamentais realizadas neste domingo, 27 de outubro, e sua vitória em três departamentos, incluindo a capital, Montevidéu.

Também parabenizamos o povo uruguaio por sua incomparável demonstração de respeito pela democracia durante o pleito, o primeiro de um país sul-americano desde o início da pandemia, que transcorreu em clima de plena normalidade e o devido cuidado sanitário. Recordamos os eventos condenáveis durante a campanha, com os frequentes ataques contra militantes frente-amplistas, uma grave violação aos princípios democráticos por parte de grupos de direita e golpistas.

Celebramos a continuidade da Frente Ampla em Montevidéu, local que governa ininterruptamente desde 1990, ao passo que em Canelones iniciarão seu quarto mandato consecutivo. Ambos os fatos demonstram o grande êxito das políticas adotadas nestes locais e a confiança da população em dar seguimento a um governo verdadeiramente democrático e voltado para os anseios populares. Os resultados nos departamentos acima mencionados, somados ao êxito no departamento de Salto, colocam mais de 50% da população do país sob governos frente-amplistas.

Apesar de nossos partidos ainda terem muito o que fazer para recuperar o espaço perdido durante esta década de forte ofensiva da direita em nossos países, esta vitória nos mostra que nossa luta é contínua, que devemos seguir defendendo a democracia, a justiça e a igualdade sociais, não somente no momento atual, mas dentro de uma perspectiva de maior êxito no futuro.

A Frente Ampla do Uruguai e o Partido dos Trabalhadores seguirão este caminho, juntos de nossos amigos e amigas de toda a América Latina e Caribe.

Gleisi Hoffmann
Presidenta Nacional