Secretarias de Relações Internacionais e de Mulheres querem integrar filiadas no exterior

Reunião debateu mobilização, formação, integração entre as secretarias, planejamento de ações e defesa da democracia , entre outros temas prioritários

Ocorreu na quarta-feira, 15 de fevereiro de 2023, das 14:00 às 16:10 (horário de Brasília) a primeira reunião entre a Secretaria de Relações Internacionais, as lideranças dos grupos de trabalhos de mulheres dos núcleos do PT no exterior e a representante do GT internacional do Coletivo Nacional de Mulheres do PT .

A reunião aconteceu de maneira virtual e contou com a presença de representantes de: 6 núcleos do PT no exterior, Coletivo Internacional da Secretaria Nacional de Mulheres e da Secretaria de Relações Internacionais.

Dentre os pontos debatidos se destacaram os calendários de mobilização de fevereiro e março de 2023; formação para as filiadas no exterior; integração entre as secretarias envolvidas; importância do planejamento na organização das ações; o desafio do enfrentamento a violência política e ao fascismo; o papel da mulher na defesa da democracia; e o resgate de algumas boas experiências em políticas para mulheres nas gestões petistas.

Ficou definido que haverá reunião ampliada com as mulheres no exterior neste semestre, com indicativo para abril de 2023.

A reunião resgatou também o papel dos núcleos em dialogar com a comunidade brasileira, não apenas em períodos eleitorais, mas entre eleições. Bem como, mostrou a importância dos setoriais para definição de políticas e de promover mobilização junto à comunidade brasileira em diáspora, o que fortalece o PT no exterior.

GT Mulheres (SRI e SNM)