Solidariedade ao governo português contra a ingerência dos EUA

O PT se manifesta ante as investidas que os EUA tem promovido em direção ao governo português para influenciar decisões relativas a tecnologia 5G.

Manifestamos nossa solidariedade ao governo português ante as investidas que o governo dos Estados Unidos da América tem feito desde o ano passado contra sua soberania, ao tentar influenciar as escolhas de Portugal sobre a tecnologia 5G.

No mais recente episódio, o embaixador estadunidense no país se pronunciou sobre o caso, seguido pelo Subsecretário do Departamento de Estado para o Crescimento Econômico, Energia e Ambiente, Keith Krach, em uma viagem que incluiu vários países europeus para tratar desse tema.

Os pronunciamentos deixam clara a visão de que os EUA não aceitam que Portugal, ou qualquer outro país, se associe aos chineses ao investir em tecnologia 5G, principalmente à empresa Huawei. O governo estadunidense quer exportar seus conflitos e visão de mundo, utilizando-se de seu poder econômico para fazer ameaças, veladas ou não, às relações amistosas entre os países.

O respeito à soberania nacional é um dos princípios basilares das relações internacionais. Caminhamos juntos com os portugueses e portuguesas nesta luta pelo direito de escolher soberanamente os destinos de nossas nações, sem a ingerência política ou econômica de outros países.

Romenio Pereira
Secretário de Relações Internacionais

14 de outubro de 2020.

 

PT Cast