Solidariedade ao povo libanês

O Partido dos Trabalhadores manifesta toda sua solidariedade ao povo libanês pelo terrível acidente ocorrido ontem, 4 de agosto, na cidade de Beirute.

Site do PT

Nota do PT

O Partido dos Trabalhadores manifesta toda sua solidariedade ao povo libanês pelo terrível acidente ocorrido ontem, 4 de agosto, na cidade de Beirute.

A ocorrência de uma explosão colossal no porto local teve seus efeitos sentidos a quilômetros de distância, afetando boa parte da cidade e com um saldo de mais de 100 mortes e milhares de feridos, em cenas comparáveis a um cenário de guerra.

O acidente ocorre num momento difícil para o país, que atravessa a pior crise econômica e social desde o fim da guerra civil em 1990. Esta situação tem penalizado o povo libanês, com índices inflacionários alarmantes e queda de nível de vida no país que já foi internacionalmente reconhecido como a Suíça do Oriente.

Todo este cenário se torna ainda mais grave por acontecer dentro do quadro pandêmico que assola o mundo, vitimando principalmente os países com economias mais frágeis, como é o caso do Líbano atualmente.

Exortamos às autoridades locais a efetuar uma investigação profunda e completa das razões que levaram ao acidente, e que busque acima de tudo dar todo suporte necessário às vítimas.

Neste difícil momento, manifestamos todo nosso apoio aos libaneses e libanesas e seus familiares pelo mundo, em especial à grande comunidade libanesa do Brasil, que tanto ajudou a construir nosso país.

 

 

Gleisi Hoffmann
Presidenta Nacional

Romenio Pereira
Secretário de Relações Internacionais

 

5 de agosto de 2020.

 

PT Cast