Brasil é um dos piores países em participação de mulheres no governo

País possui apenas 9% de representatividade feminina nos cargos do Governo Federal; média mundial é de 20,7%

Pixabay

Brasil está entre os piores em participação de mulheres no governo

O Brasil ocupa a posição 149 no ranking de países com representatividade feminina no Governo, de acordo com o Mapa Mulheres na Política 2019, produzido pela Organização das Nações Unidas (ONU) e a União Interparlamentar, divulgado nesta terça-feira (12) e noticiado pela Carta Capital.

Apesar de Jair Bolsonaro (PSL) ter dito, no Dia Internacional da Mulher, que suas duas ministras mulheres valiam por 10 homens, o relatório, que consta com 188 países, mostrou que o Brasil possui um dos governos com menor participação de mulheres do mundo.

O país tem apenas 9% de representatividade, com Damares Alves, no Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos e Tereza Cristina, na pasta da Agricultura. Nesse ano, a média mundial é a maior registrada, de 20,7%.

A presidenta da União Interparlamentar e deputada mexicana Gabriela Cuevas Baron afirmou que o relatório também mostra que as candidatas foram afetadas durante a campanha eleitoral por declarações machistas e assédio sexual.

O levantamento foi divulgado na 63ª Conferência sobre o Status da Mulher, em Nova York. A ministra Damares está participando do evento e declarou em suas redes sociais que vai mostrar ao mundo que o governo Bolsonaro vai transformar o Brasil no “o melhor para criar meninas”.

Da Redação da Secretaria Nacional de Mulheres do PT com informações da Carta Capital

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast