Caravana da Resistência passa por municípios da Bahia e Sergipe

Nesta quinta-feira, parlamentares petistas e representantes de movimentos sociais irão fazer as visitas; municípios tiveram grandes melhorias durante governos do PT

Crisvano Queiroz

Caravana da Resistência

A Caravana da Resistência: por terra, aposentadoria digna e Lula Livre atravessa nesta quinta-feira (1º) o estado da Bahia e entra no estado de Sergipe. Parlamentares petistas e representantes de movimentos sociais vão visitar os municípios de Paulo Afonso (BA), Canindé do São Francisco (SE), Poço Redondo (SE) e Nossa Senhora da Glória (SE).

Durante os governos de Lula e Dilma todos eles experimentaram sensível melhora na qualidade de vida, com reflexos que duram até os dias atuais. A Caravana vai realizar nos municípios atos em defesa da liberdade de Lula e contra os retrocessos sociais e previdenciários patrocinados pelo governo de Jair Bolsonaro (PSL).

A caravana é organizada pela liderança do PT na Câmara e pelo Núcleo Agrário da bancada, por movimentos sociais e entidades da luta campesina, além dos mandatos dos deputados Paulo Pimenta (PT-RS), João Daniel (PT-SE), Carlos Veras (PT-PE) e Valmir Assunção (PT-BA) e dos senadores Humberto Costa (PT-PE), líder do PT no Senado, e Rogério Carvalho (PT-SE).

O município de Paulo Afonso (BA), que recebe a caravana para um ato na Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), foi beneficiado durante os governos petistas de Lula e Dilma com ações e programas nas áreas da saúde, educação.

Na área da saúde, o programa Farmácia Popular – criado em 2004 – chegou a ter 13 estabelecimentos no município (em fevereiro de 2016) fornecendo remédios gratuitos para hipertensão, diabetes e asma. Outros estabelecimentos conveniados a rede “Aqui Tem Farmácia Popular”, também ofereciam medicamentos com desconto de até 90% para várias outras doenças como rinite, mal de Parkinson, osteoporose e glaucoma, beneficiando mais de 7 mil pessoas desde 2011.

Outro avanço no setor foi a implantação do Programa Brasil Sorridente, lançado em 2004, e o Programa Mais Médicos, criado em 2013. O Brasil Sorridente chegou a contar com 23 equipes (dados de fevereiro de 2016), enquanto o Mais Médicos levou 8 profissionais da saúde (até março de 2016) a localidades totalmente desassistidas.

Na área da educação, a população de Paulo Afonso ganhou um campus do Instituto Federal da Bahia, em 2010, e outro campus da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), inaugurado em 2014.

Canindé do São Francisco (SE)

O município de Canindé do São Francisco, famoso por servir de “porta de entrada” para passeios turísticos nos cânions do rio São Francisco, também recebeu atenção especial nos governos do PT. Na área social, o Programa Bolsa Família – criado em 2003 – chegou a atender 5 mil famílias até início de 2016. Segundo o IBGE, a população do município estimada em 2015 era de 28.279 pessoas.

Na educação, os governos do PT garantiram 12 ônibus (até fevereiro de 2016) para transporte de estudantes da zona rural, por meio do Programa Caminhos da Escola, implantado em 2007. Já na área da saúde, os governos de Lula e Dilma expandiram o tradicional Programa Saúde da Família para 11 equipes, cobrindo potencialmente 92,85% da população do município.

Poço Redondo (SE)

No município de Poço Redondo, com 33.757 pessoas (estimativa IBGE 2015), ações dos governos Lula e Dilma melhoraram a vida da população principalmente em relação ao aumento da renda e fornecimento de água potável e energia elétrica.

O programa Bolsa Família, por exemplo, beneficiava 7.034 famílias até abril de 2016. Os recursos para a agricultura familiar, outra atividade que garante a sobrevivência de milhares de famílias, aumentou exponencialmente durantes os governos petistas. Enquanto o Plano Safra para 2010/2011 destinou R$ 1.122.820 em 686 contratos com valor médio de R$ 1.636,76, na safra 2014/2015 foram destinados R$ 6.786.767 para 1.186 contratos com valor médio R$ 5.722,40.

Os governos petistas também implantaram, por meio do Programa Água Para Todos (criado em 2011), 995 cisternas para obtenção e abastecimento de água destinada ao uso doméstico, cultivo de alimentos e criação de animais. Já o Programa Luz Para Todos foi responsável por 3.931 ligações de energia realizadas no município desde o início do programa, em 2003.

Nossa Senhora da Glória (SE)

Já no município de Nossa Senhora da Glória, última localidade do estado por onde a Caravana da Resistência irá passar por Sergipe, as maiores transformações também ocorreram durante os governos Lula e Dilma. Com uma população estimada pelo IBGE em 35.726 pessoas em 2015, apenas o Programa Bolsa Família beneficiava 6.182 famílias em 2016.

Áreas como saúde e educação também receberam pesados investimentos. O tradicional Programa Saúde da Família foi ampliado, e com 12 equipes (em fevereiro de 2016) cobria potencialmente quase 95% da população (94,54%). Na educação, Lula e Dilma garantiram transporte seguro para estudantes da zona rural por meio do Programa Caminho da Escola. Em 2016, 11 ônibus garantiam o serviço.

Por PT na Câmara