Com testagem exemplar, Araraquara volta a derrotar o negacionismo

Com a Ômicron, o município testa 100% de pacientes sintomáticos e assintomáticos. Segundo o prefeito Edinho Silva (PT), a administração segue ciência, ignora o negacionismo e salva vidas

Site do PT

Araraquara resiste ao negacionismo de Bolsonaro e se torna referência nacional na testagem de Covid-19

Atacada por Bolsonaro por conta do lockdown e de medidas no enfrentamento à pandemia do Coronavírus, a cidade de Araraquara, governada pelo prefeito Edinho Silva (PT), enfrentou a milícia bolsonarista e se tornou referência nacional, e mesmo internacional, na testagem de Covid-19.

Com a nova variante Ômicron, a cidade testa 100% de seus pacientes sintomáticos e assintomáticos. Desde o início da pandemia no país, Araraquara tem a menor taxa de mortalidade por Covid-19 do estado, e uma das menores taxas de letalidade do Brasil.

Conforme levantamento da Fundação Seade, do governo do estado, Araraquara teve até junho de 2020 – fase crítica da pandemia – 810 casos confirmados e apenas 10 mortes. A taxa de letalidade na cidade foi de 1,2%, a mais baixa entre municípios com mais de 500 casos confirmados.

Objetivo de seguir a ciência

Edinho ressalta que, desde o início, o principal objetivo do município “é seguir a ciência, ignorar o negacionismo e salvar vidas”.

“Nenhum gestor público tomou posse no cargo com um manual de como agir, de quais decisões tomar. Entre as nossas principais ações estão a construção do hospital de campanha, o fortalecimento de toda a rede básica de saúde e a implantação de uma grande rede de testagem. Aqui em Araraquara, 100% dos pacientes sintomáticos ou assintomáticos que procuram as unidades de saúde são testados”.

Edinho destaca também a relevância da testagem que, isolando o paciente positivado, é fundamental para o controle da Covid-19, assim como o avanço da vacinação. Trabalhamos muito para enfrentar a pandemia nos últimos dois anos e vamos continuar ouvindo a ciência e salvando vidas.

A vereadora de Araraquara, Felipa Brunelli (PT/SP), também enfatiza a importância do combate ao negacionismo de Bolsonaro e de ações em defesa da vida, mesmo diante da falta de recursos do governo federal e estadual, que fazem questão de ir contra as medidas protetivas ao Coronavírus.

“Diante a todo negacionismo pragmático de Bolsonaro e seus discípulos desde o início da pandemia, em Araraquara fazemos resistência e enfrentamento à tudo isso. Decidimos agir em pro a vida, em pro a ciência e ao progresso”.

Infraestrutura exemplar

Brunelli fala da construção, com receita própria do município, de uma infraestrutura exemplar de combate à pandemia e que adotaram medidas não somente paliativas, mas também preventivas, executando uma política pública exemplar, de compromisso com à população e, acima disso, de valorização a vida.

“Construímos um hospital de campanha, adaptamos as unidades de pronto atendimento, abrimos os postos de saúde no período da noite, monitoramos o esgoto para identificar a contaminação geográfica para criar medidas de contenção, criamos um comitê científico, colocamos em prática o lockdown total, reabastecemos nossos estoques de medicamentos, fizemos parcerias com as universidades locais, e testamos muitas e muitas pessoas”.

Worldometers

No momento, Araraquara possui 345.955 testes de Covid-19 desde o início da pandemia, o que significa um índice de 145.152 testes por 100 mil habitantes. No estado de São Paulo, segundo informações do site do Governo do Estado, esse número é de 50 mil testes/100 mil. A taxa nacional é de cerca de 30 mil testes/100 mil habitantes, de acordo com o site de estatísticas Worldometers.

Também segundo o Worldometers, o número de testes aplicados em Araraquara, quando levada em conta a proporção habitacional, é semelhante a países como Chile (155 mil testes/100 mil hab.), Uruguai (149 mil testes/100 mil hab.), Canadá (147 mil testes/100 mil hab.) e Espanha (141 mil testes/100 mil hab.). A cidade de Araraquara se enquadra no padrão internacional de enfrentamento à pandemia.

Da Redação

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast